Taicy Ávila

Sobre

Taicy Ávila é brasiliense e professora na rede pública do DF desde 1998. Apaixonada por aprender e ensinar, é pedagoga, psicopedagoga, especialista em arte de contar histórias e em educação infantil, além de mestra em psicologia. Atualmente cursa a segunda graduação, em letras, e especialização em literatura infantil. É contadora de histórias e ama fazer mediação de leitura junto aos pequenos, pois acredita que, assim, está plantando cidadania.

taicyavila.historias@gmail.com
(61) 99625-7970

Livros

Um sonho de escola

Ilustrações: Vanessa Alexandre
Mais Amigos

O cotidiano de Bia, menina com paralisia cerebral, na escola. Nesse sonho de escola, a inclusão se dá com a inserção de novos materiais e adaptações simples na rotina, para que todos possam aprender e se desenvolver num ambiente cheio de ludicidade, histórias e amizade. Ao final, Rodrigo, o melhor amigo de Bia na escola, ensina à professora uma descoberta surpreendente e cheia de poesia sobre a diversidade humana.

Temas: paralisia cerebral, pessoa com deficiência, diversidade humana, inclusão escolar, amizade.

Público-alvo: educação Infantil (pré-escolar) e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º).

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Bate-papo com a autora

Contação da história do livro “Um sonho de escola”, conversa informal sobre o processo de criação do livro e sobre inclusão escolar, espaço para responder às perguntas dos leitores e autógrafo dos livros.

Público-alvo: infantil, da educação infantil às séries iniciais.

Duração: 1h30.

Literatura infantil e inclusão escolar

Contação da história do livro “Um sonho de escola” e de outros livros infantis sobre inclusão da criança com deficiência e sobre diversidade humana. Depoimento pessoal da autora, mãe de uma criança com paralisia cerebral, sobre como a literatura ajudou no desenvolvimento do seu filho, fazendo análise do caso à luz da psicologia do desenvolvimento e tomando como referência a teoria histórico-crítica de Vigotski e sua visão revolucionária sobre a pessoa com deficiência.

Público-alvo: professores da educação infantil e de séries iniciais, estudantes de pedagogia e de psicopedagogia.

Duração: 1h30.

Literatura infantil e desenvolvimento da criança com deficiência

Contação da história do livro “Um sonho de escola” e de outros livros infantis sobre inclusão da criança com deficiência e sobre diversidade humana. Depoimento pessoal da autora, mãe de uma criança com paralisia cerebral, sobre como a literatura ajudou no desenvolvimento do seu filho, a fim de incentivar que pais ofereçam literatura aos bebês, crianças e adolescentes com deficiência.

Público-alvo: pais de crianças e adolescentes com deficiência.

Duração: 1h30.

Contar com o livro à mão

Dicas práticas para selecionar adequadamente e ler bem obras de literatura infantil para bebês e crianças, de forma afetiva e envolvente, sempre com o livro à mão.

Público-alvo: professores da educação infantil e de séries iniciais e estudantes de pedagogia.

Duração:
1h30 a 3h (a combinar com o requisitante).

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

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