Sobre
Taicy Ávila é brasiliense e professora na rede pública do DF desde 1998. Apaixonada por aprender e ensinar, é pedagoga, psicopedagoga, especialista em arte de contar histórias e em educação infantil, além de mestra em psicologia. Atualmente cursa a segunda graduação, em letras, e especialização em literatura infantil. É contadora de histórias e ama fazer mediação de leitura junto aos pequenos, pois acredita que, assim, está plantando cidadania.
taicyavila.historias@gmail.com(61) 99625-7970
Livros
Joãozinho, o cuca fresca
Ilustrações: Sami Ribeiro
Mais Amigos
O livro conta a vida de Joãozinho desde a barriga da mamãe até quando ele entra na escola e aprende a ler e escrever. Ao longo da história, o leitor conhece como esse menino TDAH é inteligente, criativo e curioso, apresentando respostas e descobertas de um ponto de vista sempre inovador e surpreendente, e como ele é incluído sempre através do afeto.
Temas: TDAH, linha do tempo/ da vida, relações familiares, entrada na escola, inclusão.
Público-alvo: educação infantil (pré-escolar) e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º)
Um sonho de escola
Ilustrações: Vanessa Alexandre
Mais Amigos
O cotidiano de Bia, menina com paralisia cerebral, na escola. Nesse sonho de escola, a inclusão se dá com a inserção de novos materiais e adaptações simples na rotina, para que todos possam aprender e se desenvolver num ambiente cheio de ludicidade, histórias e amizade. Ao final, Rodrigo, o melhor amigo de Bia na escola, ensina à professora uma descoberta surpreendente e cheia de poesia sobre a diversidade humana.
Temas: paralisia cerebral, pessoa com deficiência, diversidade humana, inclusão escolar, amizade.
Público-alvo: educação Infantil (pré-escolar) e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º).
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Bate-papo com a autora
Contação da história do livro “Um sonho
de escola”, conversa informal sobre o processo de criação do livro e sobre inclusão
escolar, espaço para responder às perguntas dos leitores e autógrafo dos
livros.
Público-alvo:
infantil, da educação infantil às séries iniciais.
Duração: 1h30.
Literatura infantil e inclusão escolar
Contação da história do livro “Um sonho de escola” e de outros livros infantis sobre inclusão da criança com deficiência e sobre diversidade humana. Depoimento pessoal da autora, mãe de uma criança com paralisia cerebral, sobre como a literatura ajudou no desenvolvimento do seu filho, fazendo análise do caso à luz da psicologia do desenvolvimento e tomando como referência a teoria histórico-crítica de Vigotski e sua visão revolucionária sobre a pessoa com deficiência.
Público-alvo: professores da educação infantil e de séries iniciais, estudantes de pedagogia e de psicopedagogia.
Duração: 1h30.
Literatura infantil e desenvolvimento da criança com deficiência
Contação da história do livro “Um sonho de escola” e de outros livros infantis sobre inclusão da criança com deficiência e sobre diversidade humana. Depoimento pessoal da autora, mãe de uma criança com paralisia cerebral, sobre como a literatura ajudou no desenvolvimento do seu filho, a fim de incentivar que pais ofereçam literatura aos bebês, crianças e adolescentes com deficiência.
Público-alvo: pais de crianças e adolescentes com deficiência.
Duração: 1h30.
Contar com o livro à mão
Dicas práticas para selecionar adequadamente e ler bem obras de literatura infantil para bebês e crianças, de forma afetiva e envolvente, sempre com o livro à mão.
Público-alvo: professores da educação infantil e de séries iniciais e estudantes de pedagogia.
Duração: 1h30 a 3h (a combinar com o requisitante).