Projetos

O que podemos fazer juntos:

Festa Literária

Imagine uma escola em que as crianças topam com livros a toda hora. Quando procuram algo para fazer, para pesquisas ou informações, lá estão os exemplares disponíveis. Um livro faz o leitor viajar, enfrentar seus medos, suas dúvidas, dar risada, descobrir o mundo. Aumentar seu vocabulário e aprender português sem nem notar. Treinar a capacidade de leitura, de entendimento, de encontrar soluções para seus problemas. Conhecer a empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro. E sobretudo vivenciar o prazer de ler.

Em muitas escolas, é comum a leitura diária de histórias desde o primeiro ano de vida da criança. Imagine se os alunos puderem interagir com o autor do livro? Essa é a proposta da feira literária do ICA: momentos de interação, descontração e conhecimento, em que a motivação e o prazer da leitura estão presentes todo o tempo.

Uma Festa Literária pode ocorrer na escola durante um dia inteiro, somente para os alunos ou com a presença das famílias. Com estande da distribuidora de livros Arco-Iris para expor e vender obras, mesa com escritores presentes para autografar e conversar com as crianças, espaço para contação de histórias e bate-papo com os pais.

Cabe à escola apenas designar um espaço adequado para a realização da feira, com mesas, cadeiras, tapetes e almofadas, microfone e caixa de som.

Participação nas semanas pedagógicas

Para atuar na formação de novos leitores, ninguém melhor do que professores leitores. O trabalho feito por professores não leitores pode prejudicar o vínculo da criança com o livro, pois quem não possui o hábito da leitura nem sempre vai escolher títulos realmente capazes de sensibilizar e encantar os alunos. O ideal é que a escola promova grupos de leitura entre professores como parte de um projeto de formação continuada.

Dentro de sua missão, o ICA valoriza a formação de professores leitores e contribui para isso, levando seus autores à escola para um bate-papo e/ou palestra dentro da programação da semana pedagógica.

Literatura na Vitrine

Este projeto visa promover exposições em vitrines de livrarias, com a produção artística de alunos feita a partir da leitura dos livros de um autor do ICA. Eles participarão da construção de um espaço social vivenciado na livraria, além de interagir com escritores.

A escola escolhe o autor com quem gostaria de trabalhar junto aos alunos e propõe atividades artísticas a serem desenvolvidas em torno da obra. O ponto alto da atividade é a montagem e a exposição, que ficará à mostra durante uma semana, apresentando a produção dos alunos na vitrine da livraria. No dia da montagem, o autor estará presente para autógrafos e bate-papo.

Lançamentos de livros na escola

Participar de lançamentos de livro faz parte da formação do leitor, pois se trata de vivência que amplia o repertório cultural infantil. Prestigiar a autoria literária, conhecer o autor e receber um autógrafo fortalece a noção de literatura como arte. As escolas que oferecem aos alunos essa experiência demonstram compreender a formação do leitor num espectro mais amplo.

O ICA organiza lançamentos exclusivos de livros de seus autores mediante a compra de determinada quantidade de exemplares. Nesse evento na escola, o autor faz breve apresentação de seu trabalho literário e dá autógrafos.

Visita à livraria

O ICA oferece às escolas uma saída de campo que alia literatura, arte e conhecimentos gerais. As escolas são convidadas a levar os alunos a livrarias, onde aprendem sobre o processo de criação de um livro, começando pela escrita e passando pela edição, ilustração e impressão, até a chegada à loja. Após contação de histórias e sessão de autógrafos, os alunos podem comprar livros.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA