Rose Costa

Sobre mim

Maranhense, brejense e brejeira, cresceu em meio a brincadeiras, bonecas de pano, cheiro de mato e aroma de café. Enfeitou e enriqueceu sua infância com as rodas de história que sua mãe promovia, encantando a gente simples do lugar com romances da literatura de cordel. Mora em Brasília desde 1981, quando se apaixonou pelo céu deste lugar. Pós-graduada em teatro e cultura popular, professora aposentada da rede pública de ensino. Atriz, escritora e contadora de histórias. Atuou na direção de espetáculos e assinou figurinos e cenários.

(61) 99981-2421 | (61) 3346-5840
escritorarosecosta@gmail.com

Meus livros

O quintal do Vovô Vidal

Ilustrações: Vítor Costa
Franco Editora

A história do Vovô Vidal mostra que envelhecer é um processo natural da vida. Em vez de ficar juntando poeira num canto qualquer, Vovô Vidal usou toda a sua sabedoria para continuar trabalhando, viajando, se cuidando e sendo muito amado e acarinhado pela família.
Temas: amor, relação avô/netos, cotidiano no campo, alimentação saudável, economia, meios de transportes.
Público-alvo: ensino fundamental 1.

Tô fraca! Tô fraca!

Ilustrações: Bill Borges
Editora Mais Amigos

A história narra, de um jeito divertido, como as galinhas-d’angola começaram a usar o canto “tô fraca, tô fraca” para se esquivar de qualquer ameaça. E como souberam usar a inteligência para se livrar do fazendeiro Tião e de sua exploração.
Temas: exploração do trabalho, liberdade, valorização do campo e superação.
Público-alvo: ensino fundamental 1.

Quanto vale o seu sorriso?

Ilustrações: Jefferson Galdino
Editora Elementar

A menina Ana acredita que pode comprar sorrisos, tamanha a necessidade que sente deles e tal o sonho de vê-los enfeitando o rosto das pessoas. Ela crê no sorriso como antídoto para as tristezas da vida e, por isso, quando recebe algum, fica tão feliz e agradecida que grita alto para que ele se multiplique e espalhe pelo universo. O sorriso que recebemos e despertamos é como a palavra suave, colorida e carinhosa dita ao ouvido e enviada direto ao coração. Deixa leves o rosto, a alma e a vida.
Temas: amizade, solidariedade, superação, carinho pelos animais, relacionamento mãe e filha, respeito.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Gente diferente e interessante!

Ilustrações: Rosane Costa
Editora Thesaurus

Retrata o conflito de um gato e de um cachorro que querem, a qualquer custo, se tornar diferentes do que são. Todo o enredo gira em torno desse desejo de mudança e das reflexões dos outros animais, que discordam da decisão dos protagonistas, levando-os a reconhecer que a diversidade constitui riqueza e torna cada pessoa um ser único, parte de um todo maior. Temas prementes do mundo contemporâneo são colocados em discussão na perspectiva de sensibilização.
Temas: diferenças, preconceito, amizade, respeito, superação.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Três olhares

Ilustrações: Rosane Costa
Edição da autora

O texto poético destaca o olhar de três meninas a respeito de situações da infância, ressaltando que, apesar de cada uma gostar de coisas diferentes, elas têm em comum a crença de que a alegria que espalham pode fazer brotar sorrisos nos viajantes do trem e da vida. Aborda a temática da inclusão e o respeito pelas preferências individuais.
Temas: diferenças, respeito, inclusão, infância, cantigas.
Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Contos para crianças e adultos

Ouvir histórias revela o quanto é belo o simples e como nos sentimos acarinhados quando vemos resgatados valores que estão maquiados pelo processo veloz da história. Os sonhos criam asas e entramos numa sintonia capaz de unificar as pulsações, quando a história é contada sob o efeito dos olhos cintilantes de cada um que oferece seus suspiros como sonoplastia e sorrisos como recompensa. As histórias são contadas com recursos diversos, como tapetes, aventais, baús, fantoches, dedoches, livros de pano, saias-cenário etc., proporcionando aos ouvintes momentos de alegria e encantamento.
Duração: cerca de 50 minutos.
Público-alvo: crianças de qualquer idade.

Brinquedos e brincadeiras cantadas

Brinquedos e brincadeiras cantadas são formas elementares de dança que se traduzem em atividades de grande valor educativo, recreativo e de formação, nas quais a criança se envolve integralmente. Além de trabalhar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, contribuem para a formação da personalidade do ser humano e são alguns dos primeiros passos para a socialização, quando a criança pode se expressar por meio de diferentes linguagens que lhe permitam transmitir o que sente.
Duração: cerca de 40 minutos.
Público-alvo: crianças em todas as fases de desenvolvimento.

Mediação de leitura

O contato com o livro numa perspectiva de exploração das possibilidades oferecidas por ele. Ler é uma atividade vital que precisa, desde cedo, ser plena de significação. Portanto, são louváveis todas as iniciativas no sentido de fomentar o gosto e o interesse pela leitura. Ela é um exercício que possibilita inúmeras viagens. O livro, contendo um universo ao mesmo tempo simbólico e real, alimenta o leitor de sensibilidade, fantasia e conhecimento.
Duração: cerca de 50 minutos.
Público-alvo: adultos e crianças.

Confecção de personagens

Confecção de bonecas de tecido, corda, papel e outros materiais, numa perspectiva de reaproveitamento de materiais. Uma forma simples de ressignificar as brincadeiras e trazê-las para a contemporaneidade.
Duração: cerca de 50 minutos.
Público-alvo: adultos e crianças.

Encontro com professores

Bate-papo sobre literatura infantil, suas nuances, implicações e possibilidades de contribuição para o sucesso do cotidiano escolar.
Duração: cerca de 50 minutos.
Público-alvo: educadores.

Encontro com alunos

Rodas de conversa sobre livro, literatura, leitura, criatividade, produção textual e a relação dessas temáticas com o universo infantil.
Duração: cerca de 50 minutos.
Público-alvo: alunos em qualquer etapa de escolaridade.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA