
Sobre
Além de escritora, Rosângela é jornalista, mestre em Comunicação Social, advogada e professora aposentada do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). É colunista de duas revistas culturais e literárias digitais. Atua no movimento Mulherio das Letras desde sua fundação. Integra clubes de leitura e ministra oficinas de textos e de literatura, além de palestras.
61 98375-3883
rosavi@uol.com.brLivros

Janaína, a bailarina
Ilustrações: Walter Lara
Franco
Janaína é uma menina negra bonita e alegre. Como seus pais são pobres, ela vai morar com a tia Luana na cidade. No colégio, logo faz amizades. Numa festa, todos ficam encantados com seu talento para a dança. Mateus não para de admirá-la, o que desperta o ciúme de Laura, que começa a fazer uma campanha nas redes sociais contra Janaína.
Temas: diversidade, preconceito, bullying nas redes sociais (perseguição psicológica), papel da escola no combate ao bullying, inveja, ciúme, amizade, importância da família, necessidade de limites na educação.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.

Três contra um
Ilustrações: Neli Aquino
Franco
Gabriel é um menino que, nascido na roça, vai morar na cidade para estudar. Ele e o irmão passam a semana sozinhos com a mãe, enquanto o pai só vai vê-los nos fins de semana, pois não pode largar o sítio, onde planta legumes, verduras e flores para vender. Tudo daria certo se o menino não fosse perseguido na escola por três colegas, que fazem tudo para dificultar a sua vida.
Temas: preconceito, violência, bullying (perseguição física e psicológica), papel da escola na coibição da prática do bullying, amizade entre irmãos, comportamento dos pais.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.

O vestido da condessa
Ilustrações: Walter Lara
Franco
Bete é uma garota inteligente e aplicada. Por isso, torna-se alvo de brincadeiras de mau gosto. Para festejar o dia da criança, um professor resolve montar uma peça teatral e Bete ganha o papel principal. No dia da estreia ocorre algo terrível. Inicia-se uma investigação na escola, e os culpados pelo fato são encontrados e responsabilizados.
Temas: diversidade, bullying (perseguição psicológica), papel da escola no combate ao bullying, inveja, ciúme, importância da família, necessidade de limites na educação.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.

A festa de Tati
Ilustrações: Neli Aquino
Franco
Tati é uma menina diferente das outras, e seus colegas de escola têm dificuldade para aceitá-la. Seus pais resolvem fazer para ela um animado churrasco, no dia do seu aniversário. Ela convida todos os colegas. Será que eles vão à festa? O que acontece no aniversário de Tati? Só há um jeito de saber: participando da festa!
Temas: diversidade, preconceito, dificuldade de inclusão e aceitação de crianças com necessidades especiais, amizade entre irmãos, amor paterno e materno.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.

Dias de santos e heróis
Ilustrações: Marilena Saito
Prumo
O livro traz as principais datas cívicas e os feitos de personagens que marcaram a História do Brasil. Um calendário comemorativo para preservar e homenagear a memória da pátria.
Temas: datas comemorativas e cívicas, História do Brasil.
Público-alvo: crianças de 9 a 12 anos.

Nem tudo foi carnaval
Ilustrações: Suryara Bernardi
RHJ
Relato em primeira pessoa sobre as experiências vividas por uma turma de amigas nos dias de carnaval, ressalta com encantamento e realismo as inquietações e anseios, ao ritmo típico dessa festa. As descobertas experimentadas pelos personagens, ora proibidas, ora admiradas, permitem ao leitor emocionar-se com os amores, as fantasias e o clima de carnaval na descrição divertida da narradora.
Temas: amizade, carnaval, descobertas, pré-adolescência.
Público-alvo: crianças de 11 a 13 anos.

O indizível sentido do amor
Patuá
Depois da morte do marido, ex-preso politico durante a ditadura militar, a narradora faz um mergulho nas circunstâncias históricas daquele período. O romance reúne as dores do processo de luto e das perdas, ao mesmo tempo que traça um retrato de José, com quem a narradora foi casada por 35 anos. Trata-se de um romance tocante, escrito com delicadeza e, em algumas passagens, senso de humor, numa linguagem fluida e precisa.
Temas: memória, luto e História do Brasil.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

Rio das Pedras
LGE/FAC
O romance narra a retrospectiva da personagem principal numa volta feita de lembranças, culpas, medos, acertos e tantos sentimentos visíveis num ser que poderíamos chamar, sem sombra de dúvidas, de humano. A narradora-personagem debruça-se sobre infância, adolescência e vida adulta, a fim de compreender seus caminhos e seu destino. A autora toma o leitor pela mão, sugerindo que a acompanhe nesse trajeto. O livro recebeu vários prêmios literários, entre os quais a Bolsa Brasília de Produção Literária 2001 da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Temas: feminismo, identidade e crescimento pessoal.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

Pupilas ovais
LGE/FAC
Conjunto de 13 contos em que as personagens femininas compõem a maioria. Quase todas vivem em cidades interioranas, perdidas no mapa, pequenos mundos em que as trajetórias de vida parecem demarcadas e imutáveis. Mas dentro desses pequenos universos há lutas por poder, pequenas alegrias, sujeições e humilhações a que estão submetidas as personagens femininas dos contos curtos e ritmados. As histórias breves se complementam na busca da identidade e autonomia das mulheres.
Temas: solidão, patriarcado e fortalecimento da identidade.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

Nenhum espelho reflete seu rosto
Arribaçã
O livro tem como tema as relações amorosas tóxicas e abusivas e a importância da construção de uma identidade centrada no autovalor. A personagem principal, Helen, é uma joalheira apaixonada por seu ofício, que conhece – por meio de uma rede social – Ivan Hernández e inicia um relacionamento amoroso com ele. Utilizando extensa pesquisa na área psicanalítica, a autora traça um perfil aprofundado de abusadores com traços psicopáticos, como é o caso de Ivan, denominados narcisistas perversos, e seus padrões de comportamento. A história se passa no presente e no passado, com capítulos alternados.
Temas: narcisismo, relações abusivas, patriarcado e resiliência.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

O coração pensa constantemente
Arribaçã
As relações entre irmãs são abordadas, neste romance, de maneira leve e consistente. A narradora conta a evolução e transformação do afeto entre ela e sua irmã nas diferentes fases da vida. A amada, admirada e perfeita irmã mais velha, modelo de vida, e seus laços com a irmã caçula são esmiuçados minuciosamente. A narradora faz um retrospecto não linear da relação das duas. O livro é também uma reflexão sobre a perda.
Temas: sororidade, amizade, saudade.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

Véspera de lua
Penalux
Premiado pela Editora da UFMG, o livro conta a história de duas mulheres homossexuais e suas dificuldades. Narrado pela personagem Paula, que procura se entender e entender a outra, Esther, é sobretudo um livro sobre amor e desencontros. Publicada pela primeira vez em 1990, a história mantém a atualidade e o frescor originários, deixando claro que o amor, em todas as suas formas, é atemporal.
Temas: homossexualidade, amor, identidade.
Público-alvo: adolescentes e adultos.

Invisíveis olhos violeta
Ventania
Cibele, a personagem principal, tem mais de 70 anos e procura um amor. Com graça, ironia e humor, a narradora nos põe a par dos encontros e desencontros do amor na terceira idade. A personagem se inscreve em sites de relacionamento e a história fala de suas descobertas. Ela é uma advogada brilhante, divorciada, que fica estarrecida com o comportamento de alguns homens com os quais faz contato. Um livro leve, escrito com sagacidade e graça.
Temas: terceira idade, etarismo, machismo, preconceitos.
Público-alvo: adolescentes e adultos.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Oficina de Escrita Criativa
Tem como objetivo despertar a criatividade por meio de exercícios que seguem um padrão evolutivo de complexidade. Trabalhando os receios que permeiam a capacidade de escrever com fluência e soltura, a oficina pretende despertar, de maneira prazerosa, o “eu criativo” que todos temos.
Público-alvo: a partir dos 14 anos.
Duração: uma hora e meia.
Mulheres e literatura
A palestra pretende traçar trajetórias históricas de mulheres em relação à leitura e especialmente à escrita. Visa, também, discorrer sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres escritoras e como foram e têm sido contornadas a partir do século XIX.
Público-alvo: a partir dos 14 anos.
Duração: uma hora e meia.