Sobre
Miguel Sartori é escritor e contador de histórias. Antes, porém, é um ávido leitor. Entende que a leitura é um dos hábitos mais importantes para a formação de uma criança e que, para isso, são necessárias boas histórias. Assim, Miguel estimula a leitura e conta histórias primeiramente para os seus quatro filhos meninos, e até decidiu escrever um livro para cada um deles, além de outros tantos que já estão em seu coração e que virão por aí.
61 99921-7220
miguelfsartori@gmail.comLivros
Mateus e o lápis mágico
Ilustrações: Felipe Reis
Independente
Mateus está caçando sapos-borboletas quando, sem querer, captura uma fada apressada. Ao libertá-la, Mateus recebe de presente um lápis mágico. Agora, tudo que o garoto desenha vira real. Uma maçã, uma espada, um chapéu com asas… Incrível! Ele só não esperava que o objeto o colocasse em tantos apuros. Com coragem e a vontade de ser herói, Mateus viverá uma aventura que vai lhe ensinar importantes lições.
Temas: virtudes, relacionamento pais e filhos, comunicação não violenta, vício em celular, fantasia.
Público-alvo: 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Daniel na trilha dos dragões
Ilustrações: Marcus Paredes
Independente
Você acredita em dragões? Não? Pois saiba que eles podem estar mais perto do que você imagina. Mas não é preciso ter medo, só é preciso lutar contra eles. Aprender a conviver com essas criaturas: o que fazer, então, quando se deparar com um? Leia e descubra. Esta é uma aventura no meio do Cerrado, entre cachoeiras e dragões. Ela mostra como lidar com emoções e sentimentos que estão dentro de nós.
Temas: gestão das emoções, autoconhecimento, Cerrado.
Público-alvo: 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
João de Barro
Ilustrações: Ana Paula de Oliveira Miranda
Independente
João é gente. Ponto. João é a gente. Uma pausa providencial na vida de um rapaz pacato é o ponto de partida para o encontro. Encontro consigo mesmo, em primeiro lugar, e com os outros também. Nas poucas horas da vida de João que acompanharemos neste livro, ele se abre à experiência de viver intensamente o momento presente, sem outra pretensão que não a de ser gente. Brasília e seus espaços são o cenário das pequenas aventuras do seu cotidiano e as pessoas – entre elas, ele mesmo – são os lugares para os quais ele viaja. A escolha do João de Barro como símbolo da metáfora da vida não deixa de ser homenagem a um grande escritor brasileiro, o poeta gigante Manoel de Barros.
Temas: juventude, Brasília, descoberta de si e do outro.
Público-alvo: ensino médio em diante, jovens e adultos.
O semeador de estrelas
Independente
O primeiro livro de Miguel Sartori é coletânea de contos, crônicas e reflexões que falam da vida, do cotidiano e das emoções mais profundas do ser humano. Acontecimentos simples e corriqueiros são o ponto de partida para reflexões e mudanças interiores. A vida acontece dentro de cada um e a maior aventura é estar atentos ao que se passa em nosso interior. Este é um convite para treinar o olhar e para uma viagem maravilhosa pelos mistérios do coração.
Temas: contos e crônicas diversos, autoconhecimento, descoberta de si e do outro, entre outros temas.
Público-alvo: ensino médio em diante, jovens e adultos.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Os benefícios da leitura em voz alta e como fazer
“A atividade mais importante para construir o conhecimento necessário para o futuro sucesso em leitura é ler em voz alta para as crianças” – do relatório Becoming a nation of readers, estudo feito em 1985 nos Estados Unidos. A palestra propõe ferramentas para que a leitura em voz alta esteja inserida na rotina das crianças e indicações de livros por idade.
Público-alvo: educadores, cuidadores e a família em geral.
Duração: de 45 minutos a 1h.
Minha primeira história de cinema – escrita criativa para crianças
Uma estrutura simples de criação de personagens e de enredo oferece à criança a oportunidade de criar/ escrever sua primeira história com roteiro próximo aos dos grandes sucessos do cinema e dos livros, de forma divertida.
Público-alvo: ensino fundamental e médio.
Duração: de 45 minutos a 1h.
Contação de histórias
Miguel Sartori gosta das histórias que fazem acordar. Histórias que abordam as virtudes, a cooperação e, em especial, o amor e o encanto pelos livros. A mala Mara (uma mala maravilhosa, que contém maravilhas em seu interior) é sua grande companheira, quando o assunto é contar histórias para crianças.
Público-alvo: ensino fundamental e adultos.
Duração: de 30 a 45 minutos.