Sobre
Hozana Costa nasceu em Brasília. Formada em letras e pós-graduada em administração escolar, atua na área de educação há mais de 30 anos. Sempre foi apaixonada pela literatura infantil e hoje integra o grupo TRIcontando Histórias e o Instituto Cidade Céu. Visita escolas para conversar com alunos sobre seus livros, conta histórias e faz espetáculos de “palhágica”. Participa de feiras e eventos literários; faz palestras e oficinas para professores sobre a arte de contar e mediar histórias, escrita criativa e arte circense. Seus livros são acompanhados de sugestões pedagógicas sempre que solicitadas.
(61) 98624-2722
hozanacriss@gmail.comLivros
Dó, Ré, Mi, Dormir
Ilustrações: André Cerino
Mais Amigos
Esta narrativa bem-humorada e ricamente ilustrada visa levar crianças e adultos ao mundo dos sonhos, enquanto se divertem falando sobre animais e suas peripécias. História de ninar, une cão, galo, gata, vaca, porca e até um jacaré para ajudar uma vovó a adormecer sua netinha. Entre rimas, a melodia que nasce do solfejo encantará os leitores.
Temas: musicalidade (notas musicais), animais e filhotes (bichos da fazenda), relação afetiva entre netos e avós, diminutivos e rimas, sinônimos, noções de tempo (dia e noite), vida na cidade e vida no campo.
Público-alvo: crianças da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental.
Tangolomango dos contos de fadas
Ilustrações: Jefferson Galdino
Editora Elementar
Brincadeira da cultura popular que geralmente começa com 10 ou 12 elementos que vão diminuindo a cada estrofe. Brinca com adivinhações e o imaginário, até que acontece alguma coisa com o último, de modo a não sobrar nenhum.
Temas: brincadeiras populares, adivinhações, danças de roda.
Público-alvo: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Tiquinho de gente
Ilustrações: Amanda Freitas
Editora Mais Ativos
Os adultos em geral estão em busca constante da felicidade. Alguns acreditam que podem encontrá-la suprindo desejos materiais. Outros pensam que na realização profissional vão conhecê-la. E as crianças? Será que elas pensam sobre isso? O que seria a felicidade para uma criança?
Temas: afeto, amor, relacionamento familiar.
Público-alvo: ensino fundamental I.
A força de uma tartaruga
Ilustrações: Meri Vaz Guimarães
Franco Editora
Que força uma tartaruga pode ter? Será que ela é considerada forte por causa de seu casco duro? Por que será que uma pessoa desejaria ter a força de uma tartaruga? Com tremenda sensibilidade, a autora percebe que a força dos seres humanos, especialmente das mães, jamais poderá ser comparada à das mães tartarugas em determinado momento de suas vidas.
Temas: relacionamento familiar, afeto, síndrome do ninho vazio, ciclo de vida das tartarugas.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos, mães e educadores.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
As cinco linguagens do amor
Inspirada na leitura dos livros de autoria de Gary Chapman sobre as cinco linguagens do amor, a autora desenvolveu uma palestra em que destaca um dos direitos básicos da criança: o amor. E, para encontrar a felicidade retratada no livro Tiquinho de gente, é preciso que as pessoas se sintam amadas. Como se sentir amado ou amar alguém sem conhecer a linguagem do amor?
Duração: 1 a 2 horas.
Público-alvo: pais e educadores.
Contação de histórias para crianças
A contação de histórias é uma arte milenar que tem o poder de transportar as pessoas para o universo da fantasia. Nesse mundo maravilhoso, podemos nos reconhecer como seres mais fortes e capazes de resolver situações inimagináveis. Encontrar nos príncipes, princesas, heróis e personagens inanimados a força de que precisamos para sarar as feridas do campo emocional. Em encontro com as crianças, a autora conta as história de seus próprios livros e as de diversos autores, usando tapetes, aventais e outros materiais incentivadores.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: alunos da educação infantil e do ensino fundamental I.
Brinquedos cantados
São histórias divertidas envolvendo brincadeiras e músicas, com a participação das crianças.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: alunos da educação infantil e do ensino fundamental I.
Mediação de leitura
Exploração do livro sob todas as suas formas e possibilidades, pois, quanto mais informações sobre a obra, mais rica, bem aproveitada e prazerosa se torna a leitura.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.
Oficina de arte I
Pintura e colagem com materiais variados para a confecção de tartarugas.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental.
Oficina de arte II
Origami de animais marinhos e/ou recorte e colagem para a criação de um cubo com formato de tartaruga.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças de 8 a 10 anos.
Oficina de arte III
Confecção de um jogo de memória ou jogo da velha com os personagens do livro A força de uma tartaruga.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: alunos do ensino fundamental I.
Encontro com professores
Bate-papo com professores sobre as possibilidades de trabalho com os temas abordados no livro A força de uma tartaruga.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: educadores do 3º ao 5º ano.