Eraldo Miranda

Sobre

Eraldo Miranda nasceu em Alumínio (SP), passou a maior parte da infância em Tatuí (SP), junto dos seus muitos irmãos e dos pais, José e Marta, que sempre lhe deram liberdade para ser criança. Hoje morando em Salvador (BA), graduado em Letras e pós-graduado em Crítica Literária, é escritor, pesquisador de literatura oral folclórica e de ações didáticas para o estímulo de habilidades e competências leitoras. Suas obras de literatura infantojuvenil o levam a viajar por vários cantos do mundo para encontros em bate-papos literários com a infância de todas as idades.

eraldomirandaescritor@gmail.com | eraldo@eraldomiranda.com.br

(71) 997108395 / (11) 984808173

Livros

Mãos na roda

Ilustrações: Elder Galvão
Editora Casa do Lobo

Imagine ter um povo vizinho com o nome de Mais para Lá do que para Cá, que tem como hábito ingerir uma bebida chamada ziguezague, que os faz bater em tudo que encontram pela frente, inclusive você, leitor. O livro narra a história desses e de outros personagens curiosos, que ao descobrirem a invenção da roda vão usá-la de maneira triste pelas estradas do mundo, tornando tudo um caos e levando as pessoas conhecidas ou não para uma viagem sem volta. Coloque os cintos, segure firme no volante e ande atento pelas ruas escritas das páginas a seguir, mas não precisa acelerar muito, pois o final da história estará lá te esperando no último quilômetro desta roda de aventuras.

Temas: literatura infantojuvenil, educação para o trânsito, meios de transporte, história, invenções da humanidade, família.

Público-alvo: Ensino Fundamental I.

De um lado João, de outro lado Maria

Ilustrações: Sandro Rolim
Editora Colli Books

Na rua Pan-americana, bem na esquina, havia duas casas de cores vivas e alegres: a da direita, azul como um infinito céu a piscar sinfonia para a Terra. Já a da esquerda, amarela como as pétalas do girassol a buscar o sorriso nos raios de sol. Na Casa Azul morava um menino chamado João. Na Casa Amarela, uma menina chamada Maria. Entre eles havia o grande muro, tão alto que dava a impressão de tocar na barriga das nuvens e lhes fazer cócegas, levando-as a chorar de tanto rir. Entre aviõezinhos de papel com desenhos e letras será construída uma terna amizade entre os dois. Encante-se com a história do menino João e da menina Maria e abra portões floridos para novas e duradouras amizades.

Temas: literatura infantojuvenil, escola, professores, família, amizade, escrita, leitura, brincadeiras.

Público-alvo: Ensino Fundamental I.

A bela Gotinha adormecida

Ilustrações: Tatiana Bianchini
Editora Carretel

A princesa Gotinha vivia feliz num castelo no reino das Nuvens Brancas. Acontece que ela queria crescer rápido para descer até a Terra e se casar com o príncipe Rio. Certo dia, ao ver que o amado começava a secar, Gotinha adormeceu. Acabou virando uma pedrinha de gelo e parou de chover, para desalento de todos os habitantes da Terra. Agora caberá ao corajoso príncipe Rio ir até o reino das Nuvens Brancas despertar a princesa. Será que ele vai conseguir?

Temas: literatura infantil, água, ciclos da água, meio ambiente, poluição dos recursos hídricos, agenda 30 da ONU, família.

Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I – séries iniciais.

Fotografias de Miguel

Ilustrações: Fernanda Rodrigues
Editora Ciranda na Escola

Alguém conhece uma máquina fotográfica? Sabe para que serve? Já teve uma? Miguel sabia o que era uma máquina fotográfica, pois tinha uma que já estava bem velha… Sabia que um dia ela iria pifar, e por isso precisava fazer alguma coisa para guardar suas memórias.

Temas: literatura infantil, fotografia, memória afetiva, família.

Público-alvo: Ensino Fundamental I.

O coreto de Canto Encantado

Ilustrações: Júnior Caramez
Chauá Editora

Canto Encantado é um lugar diferente. Lá uma antiga lenda garante que os sonhos infantis se transformam em realidade quando a criança fica adulta. Mas existe uma condição para isso acontecer. Quer saber qual? Venha caminhar pelas ruas canto-encantadenses e descobrir como viver de verdade o que sempre sonhou.

Temas: literatura infantojuvenil, respeito aos idosos, profissões, escola, amizade, poesia, escrita poética.

Público-alvo: Ensino Fundamental I.

O reino da caixa tonta

Ilustrações: Júnior Caramez
Chauá Editora

O harmonioso reino de sabedoria, localizado aos pés da montanha do pensar, era habitado por um povo feliz conhecido como os sapientes. Um dia, um presente dado ao povo pelo rei fez tudo mudar. Abra este livro, caminhe pelo curioso reino de sabedoria e descubra quais os mistérios que cercam o presente que mudou a vida dos homens para sempre.

Temas: literatura infantojuvenil, poesia, escrita poética, respeito aos idosos.

Público-alvo: Ensino fundamental I

O chafariz da Cidade Feliz

Ilustrações: Júnior Caramez
Editora Casa Cultural

Em Maktub, as pessoas não sabem rir nem chorar. A vida lá é mais do que sem graça e sem gosto: é chata e monótona. Então, como fazer florescer os sentimentos em algo praticamente imutável? Caberá à dona Poesia vencer o desafio de transformar aquelas pessoas e fazer florescer nelas uma existência plena e verdadeira. Como será que ela vai conseguir?

Temas: literatura infantojuvenil, poesia, escrita poética, respeito aos idosos.

Público-alvo: Ensino Fundamental I.

O romance da raposa

Ilustrações: Bill Borges
Editora Ciranda Cultural

O clássico O romance da raposa é a primeira grande epopeia animal narrada em todas as sociedades do mundo. Regresso à versão original de um livro que gerações e gerações leram, divertindo-se com as peripécias da trapaceira raposa, data do século XII. É considerado uma paródia das canções de gesta na Idade Média e reflete os costumes e aspirações medievais. Faz o leitor querer ler sem parar para saber o que vai acontecer. Repleto de humor e ensinamentos, traz importantes reflexões sobre a sociedade e seus costumes.
Temas: literatura oral folclórica, dialética, política, ética, corrupção, condutas lícitas e ilícitas, família, sociedade, história, filosofia, literatura francesa.
Público-alvo: ensino fundamental II e ensino médio.

Histórias contadas aos pés da Tenda

Ilustrações: Vicente Mendonça
Editora Ciranda na Escola

Quando se pensa no Oriente Médio, logo vêm à mente, além das extensões de desertos quase infinitos, antigas e encantadoras histórias passadas de geração em geração, até o surgimento da escrita. Este livro reconta histórias clássicas vindas das vozes persas, indianas e árabes, entre outras, que voaram pela imaginação mundo afora num tapete mágico, nos apresentando a magnífica e poética literatura árabe.
Temas: literatura oral folclórica árabe, literatura árabe, cultura, diversidade, história, filosofia, arte.
Público-alvo: ensino fundamental II e ensino médio.

Histórias boas de contar dos irmãos Grimm

Ilustrações: Nilton Bueno
Editora Elementar

Nesta obra são resgatados vários contos dos Irmãos Grimm. São histórias que falam de medo, de cuidados com o outro, de bondade, amizade e alegria. Perfeitas para serem lidas ou contadas por pais, professores e crianças. Os contos dos Irmãos Grimm, recolhidos da tradição europeia, formam a grande colcha de leituras do mundo do encantamento.
Temas: tradição oral, folclore oral alemão.
Público-alvo: ensino fundamental I e II.

As aventuras de Pedro Malasartes

Ilustrações: Denise Rochael
Editora Elementar

Pedro Malasartes faz parte do imaginário popular. Sujeito esperto e metido a sabichão, detesta a injustiça e apronta com os malvados. Resolve os problemas que aparecem de um jeito tão diferente que acaba se tornando cômico.
Temas: humor, folclore, persistência, ética.
Público-alvo: ensino fundamental I e II

Ludens, a cidade dos bonecos

Ilustrações: Ellen Pestili
Editora Elementar

Vários bonecos desejam participar do grande festival de teatro da cidade de Ludens. O problema é que nenhum grupo teatral os aceita, pois cada um deles tem uma necessidade especial. Então resolvem criar um grupo teatral liderado pelo boneco João Perna de Pau e pela boneca Zula. Eles vão reunindo os bonecos que foram rejeitados e preparam uma bela apresentação teatral. Querem ganhar, além do prêmio no valor de mil sonhos realizados, o respeito dos ludenses.
Temas: amizade, autoestima, crianças com necessidades especiais, teatro, solidariedade, inclusão.
Público-alvo: ensino fundamental I.

O dia em que Ananse espalhou a sabedoria pelo mundo

Ilustrações: Tati Móes
Editora Elementar

Kwaku Ananse gabava-se de ser muito inteligente, mas não estava satisfeito. Queria para si toda a sabedoria possível. Assim, saiu pelo mundo recolhendo mais e mais sabedoria e guardando tudo em uma cabaça. Seu filho, porém, ensinou-lhe uma preciosa lição: a sabedoria é algo a ser compartilhado.
Temas: tradição oral, sabedoria, lendas, África.
Público-alvo: ensino fundamental I.

O menino que levou o mar para o avô

Ilustrações: Nilton Bueno
Cortez Editora

Imagine quem nunca conheceu o mar mas acredita que possa levá-lo numa pequenina bolsa para mostrar aos amigos e familiares? Pois é assim que se desenrola a história do pequeno Buga, que parte, acompanhado de seu cachorro, em busca da imensidão azul! Com uma linguagem cativante, o livro mostra como a infância pode ser recheada de aventuras e descobertas, auxiliando pais e educadores no desafio de cultivar a valorização dos vínculos familiares e de amizade, além de fortalecer o espírito empreendedor e a força de vontade nos pequenos leitores.
Temas: família, amizade, aventura, meio ambiente, carta, bilhete.
Público-alvo: ensino fundamental I.

O pescador de histórias 

Ilustrações: Márcia Széliga
Cortez Editora

O reino fantástico de Livrania era um lugar fascinante, pois tudo nele era colorido e alegre. Um dia, Lete apareceu por lá e roubou as histórias dos livrianos, causando-lhes grande tristeza. Para salvar seu povo, o corajoso Rufos e seus três pequenos amigos partem num pequeno barco de papel em busca de novas histórias. Nessa viagem, eles vivem grandes e emocionantes aventuras.
Temas: aventura, amizade, leitura, livros, filosofia, geografia, história.
Público-alvo: ensino fundamental I e II.

A centopeia sem pés

Ilustrações: Ellen Pestili
Cortez Editora

Lili é uma centopeia especial. Nasceu sem nenhum pé, justamente numa família de muitos pés e, por tradição, responsável pela entrega das correspondências da cidade. Só que o pai da Lili, o senhor Centopeia, teve uma ideia genial: fez cem rodinhas e colocou-as na filha para que ela pudesse andar. E algo aconteceu, já no primeiro dia de escola, que mostrou a Lili que ser diferente pode ser algo belo e cheio de possibilidades. Quer descobrir o que foi?
Temas: amizade, família, trabalho, competição, correios, inclusão, diversidade, escola, potencialidade, medo, rejeição, superação, música, brinquedos, brincadeiras.
Público-alvo: ensino fundamental I.

Guerra e paz 

Ilustrações: Marcelo Alonso
Cria Editora

Certa vez, a Mão Contadora de Histórias decidiu contar uma colorida história a um grupo de mãozinhas… Contou uma inesquecível história de guerra e de paz, em que as impiedosas Mãos da Guerra, na sua ambição de pintar a vida dos homens de injustiças e tristezas, saíram pelo mundo com suas terríveis feras. As Mãos da Guerra encontraram pelo caminho um menino de olhos azuis que luta para trazer de volta aos homens a justiça e a fraternidade.
Temas: amizade, família, cultura de paz, arte, Cândido Portinari, história.
Público-alvo: ensino fundamental I e II

Guerra y paz

Ilustrações: Marcelo Alonso
Tradução e adaptação: Angela Sanz
Cria Editora

Una vez, la Mano Contadora de Cuentos decidió contar un cuento lleno de colores a un grupo de pequeñas manos… Contó un inolvidable cuento de guerra y de paz, en lo cual las despiadadas Manos de la Guerra, con su ambición de pintar la vida de los hombres de injusticias y melancolías, viajaran por el mundo con sus terribles fieras. Pero las Manos de la Guerra encontraron en el camino un niño de ojos azules que lucha para devolver a los hombres la justicia y la fraternidad.
Temas: amizade, família, cultura de paz, arte, Candido Portinari, história, língua espanhola.
Público-alvo: Ensino fundamental I e II
Versão em espanhol.

O navio voador e outras histórias russas

Ilustrações: Rodrigo Abrahim
Editora Imeph

O livro convida o leitor a embarcar no universo de uma tradição oral povoada de babas yagas, tzares, princesas, camaradas inteligentes e tolos, isbás mágicas e heróis nas mais incríveis aventuras. Mas, para viajar por terras, mares e ares russos, são necessários, no coração, uma bússola; na alma, uma luneta; e na cabeça, muita imaginação, pois, ao desembarcar naquelas terras, haverá fantásticas histórias para contar. O livro resgata as narrativas da tradição oral universal para os atuais leitores.
Temas: tradição oral, folclore literário russo, lendas.
Público-alvo: ensino fundamental I.

Caiu no chão, virou bichão

Ilustrações: Suppa
Editora Trilha das Letras

Bichões enormes invadem a cidade, deixando-a triste e malcheirosa. O que podemos fazer para acabar com esses monstros? De maneira bem-humorada, o autor mostra a importância de preservar o meio ambiente e o quanto isso depende de simples ações de cada um.
Temas: cidade, meio ambiente, lixo.
Público-alvo: educação infantil e ensino fundamental

Os três porquinhos

Ilustrações: Alberto Pinto
Franco Editora

O que aconteceu com os porquinhos que construíram casas frágeis? Será que você sabe? Esta versão, bem-humorada, fiel à versão do compilador J. Jacobs, surpreenderá os que estão acostumados com o final feliz para os três irmãos.
Temas: tradição oral, folclore oral inglês, contos maravilhosos, amizade, trabalho, maldade, bondade.
Público-alvo: educação infantil e ensino fundamental I

O dia do rio

Ilustrações: Alberto Pinto
Franco Editora

Senhor Progresso chega a uma cidade e se põe a transformá-la em nome do desenvolvimento. No entanto, não se dispõe a observar que a água do rio precisa ser bem utilizada e bem cuidada. Só o olhar carinhoso e inteligente de um menino consegue enxergar a solução para o problema.
Temas: meio ambiente, progresso, uso indevido das águas, sustentabilidade.
Público-alvo: ensino fundamental I.

Um ovo para a paz

Ilustrações: Biry
Franco Editora

Num planeta chamado Unos, habitado por curiosos povos que viviam em paz, certo dia um pequeno ovo quase os levou a uma guerra. Prepare-se para conhecer esta história diferente e intrigante.
Temas: cultura de paz, erro e perdão, amizade, amor, união entre as pessoas.
Público-alvo: ensino fundamental I.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Era uma vez – vivências e teorias na arte de narrar histórias

Esta oficina pretende transmitir não apenas teorias, mas sugestões práticas para auxiliar quem se propõe a narrar histórias, com reflexões acerca do papel do narrador nas escolas e no meio familiar e social. Nesse contexto, transparece o valor do contador de histórias, personagem consagrado mundialmente e que sempre teve sua importância no processo educativo e cultural dos povos, pois conduz conhecimento por meio da palavra contada, fonte de saber da humanidade.
Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Formação de leitores – Quais livros eu tenho? Quais escolher? O que fazer com eles?

Este curso propõe trazer contribuições teóricas e práticas a todos que direta ou indiretamente buscam meios eficientes para elaborar projetos pedagógicos de estímulo e desenvolvimento da leitura de gêneros textuais e obras literárias. Além de orientá-los e conduzi-los a refletir sobre o processo de formação de leitores, desenvolve ações que os ajudam a organizar salas de leitura e bibliotecas.
Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Literatura infantil – histórias narradas em palavras, livros e bibliotecas

A literatura infantil existe para ser lida das profundezas do oceano aos altos céus. Seu coração são os olhos do leitor criança, capaz de brincar de demiurgos irresponsáveis e fazer sua existência ter e dar sentido à sua imaginação e realidade. Do início pela boca narradora à longa caminhada pela estrada da escrita e das bibliotecas, o curso apresenta aspectos históricos, educacionais e culturais da literatura voltada à criança.
Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Contos de fadas – entre vozes e estradas da história

Príncipes e princesas, reis e rainhas, camponeses, bruxas, dragões, ogros, anões, duendes e fadas: assim é o mundo feérico do “era uma vez”, num reino distante, que há milênios se estrutura como patrimônio cultural da voz e da literatura universal. O curso é uma colcha de retalhos do imaginário narrativo, costurando aspectos históricos e folclóricos que compõem os contos de fadas, até a modernidade, nas suas múltiplas facetas: função social, educacional e cultural.
Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Folclore e etnia – uma visão pluricultural

O folclore é o corpo da cultura popular que atua em todos os níveis das relações sociais. Portanto, o local mais adequado para sua difusão e compreensão são nas instituições educacionais e culturais, espaço das mentalidades sociais e cívicas que refletem uma sociedade multicultural. O curso apresenta ao educador aspectos do folclore reflexivo e funcional para que, de posse desse conhecimento, ele desenvolva projetos dinâmicos e que façam sentido para a compreensão e o respeito às mentalidades compartilhadas nos diversos espaços cotidianos.

Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Escrita criativa – entre caminhos caramelos da literatura infantojuvenil

Ao movimentar suas mãos em letras inspiradas e trabalhadas, o escritor presenteia o tudo e o todo para a infância, numa literatura que abraça seus olhos e lhes apresenta o mundo das ideias e das coisas possíveis e impossíveis: eis a literatura infantojuvenil. Pés descalços em livros caramelos, o curso oferece teorias e técnicas para a construção da linguagem literária e o aprimoramento estético da escrita literária voltada à infância.
Público-alvo: professores e agentes de creche, bibliotecários, agentes de atividades culturais, agentes de leitura, estudantes de letras, pedagogia e público em geral.
Duração: palestra, de 1 a 2 horas. Curso, de 3 a 32 horas.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA