Sobre
Natural de Santos (SP), Débora Bianca é pedagoga e mestra em Educação, com pesquisa na área gestão e políticas públicas educacionais para lidar com as expressões da violência escolar. Dedica a vida à literatura para as infâncias. Conta histórias e interage com as crianças. Visita escolas no DF e outros estados. Foi pedagoga concursada na Secretaria de Educação do DF, com experiência com crianças com deficiências e transtornos funcionais. Desenvolve o projeto Leitura para a Cultura de Paz e rodas de vivências literárias, palestras e narrativas orais sobre projetos literários, mediação de conflitos, o espaço da biblioteca e narrativas orais.
(61) 996918075
dbxcarreira@gmail.comLivros
Chico e o amor
Ilustrações: Waldomiro Neto
Colli Books
Chico é um menino sofrido que, como tantas crianças brasileiras, vive em vulnerabilidade social. Para ele, a escola representa o único porto seguro. Ele vivenciará situações de desconforto emocional, tristeza e sentimento de inferioridade. Tudo isso será transformado em esperança a partir dos pequenos gestos de Dona Violeta, sua professora. Ela passa a enxergar Chico com amor, e suas atitudes mudarão a vida do menino. Ele acabará descobrindo os livros e a leitura como nunca imaginou.
Temas: desigualdades sociais, fome, solidariedade, empatia, valor da leitura e dos livros, amor.
Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental.
As sacolas enigmáticas de Dona Emengarda
Ilustrações: Laura Mocelin
Franco Editora
Leopoldo vivia em um condomínio de cidade grande e gostava de brincar com outras crianças. Ele e seus amigos ficavam a observar Dona Emengarda, uma senhora com ar jovial, que saía todos os dias carregando sacolas cheias. A curiosidade reinava entre os pequenos, pois todos queriam saber aonde ela ia e o que carregava. Certo dia, o menino decidiu segui-la a fim de descobrir seu destino. A descoberta o surpreendeu.
Temas: amizade, vizinhança, cooperação, brincadeiras, coragem, valorização dos idosos, trabalho em grupo e solidariedade.
Público-alvo: 1º ao 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais).
Florisvaldo
Ilustrações: Paula Krans
Editora Ciranda Cultural
Florisvaldo era sisudo, calado e solitário. Um dia levou uma bolada nas costas que teve o poder de mudar completamente a sua vida. O que será que aconteceu depois?
Temas: valorização do idoso, etarismo, futebol e encontro de gerações.
Público-alvo: do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.
Tati e seus pensamentos
Ilustrações: Guto Oliveira
Editora Sheep
Tati era uma linda menina que apreciava fazer caminhadas ao ar livre para contemplar as árvores e as flores dos jardins e parques. Nesses momentos, sentia-se forte e quase feliz. Contudo, apesar de parecer bem, algo a incomodava – eram os seus pensamentos…
Temas: saúde mental infantil, diálogo como fonte de cura emocional, autoconhecimento e valorização da natureza para o equilíbrio íntimo e a saúde em geral.
Público-alvo: do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.
A mala mágica da Filó
Ilustrações: Débora Bianca
Libri Editorial
Filó é uma pessoa especial. Carrega uma mala mágica com objetos corriqueiros, fazendo o bem a todos. O leitor é convidado a construir sua própria mala mágica para fazer o mesmo.
Temas: bondade como essência no ser humano e autoconhecimento.
Público-alvo: educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental I.
O fio da história de Venceslau
Ilustrações: Silvana Cardoso de Paula
Libri Editorial
Venceslau é um menino encantador e curioso. Certo dia, entra um fio mágico pela janela de seu quarto e o leva para fazer uma incrível viagem. Ele vai conhecer cidades encantadoras. Ao retornar, descobre que viajou no fio de sua imaginação e convida o leitor a viajar também.
Temas: imaginação e criatividade.
Público-alvo: educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental I.
Alfabeto para uma vida melhor
Ilustrações: Pati Paulosi
Editora Sheep (2ª edição)
O livro propõe um trabalho reflexivo e interativo acerca das palavras que falamos e escrevemos, sugere a construção compartilhada de uma lista de palavras que podem transformar e melhorar vidas.
Temas: importância da língua portuguesa na identidade cultural, valores e educação reflexiva.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.
O menino e o gigante
Ilustrações: Rosângela Grafetti
Editora Mais Amigos (2ª edição)
Caio era perseguido por um gigante assustador. Vivia a se esconder, mas não adiantava. Ele decidiu dividir seu sofrimento com Manu, sua melhor amiga. Será que conseguem resolver o problema?
Temas: superação, solidariedade e valorização da amizade e da coragem.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 3º ano do
Ensino Fundamental I – anos iniciais.
Se as flores falassem
Ilustrações: André Cerino
Editora Mais Amigos (2ª edição)
O que diriam as flores se elas pudessem falar? Venha descobrir a resposta e se encantar com este livro, que é um imenso jardim divertido e colorido, repleto de crianças adoráveis como você.
Temas: alegria de viver, valorização da infância e da natureza.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.
A menina cata-vento
Ilustrações: Laura Mocelin
Sheep Editora
Jane é uma menina encantadora que sai por aí a distribuir cata-ventos. Esse é o seu principal talento. Ela nem imagina a grandiosidade de sua atitude. Faz tudo com amor, sempre acompanhada por Botão, seu cãozinho de estimação. Conheça esta história e descubra, em você, talentos incríveis.
Temas: importância dos talentos de cada um, simplicidade da vida, amizade e carinho dos animais de estimação.
Público-alvo: educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
O chapéu do Abel
Ilustrações: Sami Ribeiro
Franco Editora
Todos os dias, no mesmo horário, na mesma rua, vai passando o Abel, usando o mesmo chapéu. As pessoas o esperam diariamente, encantadas com seu carisma e com sua leveza. Mas o que será que ele carrega dentro de seu chapéu?
Temas: esperança, locais urbanos, profissões, carinho e afetividade.
Público-alvo: educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Literatura infantil e desenvolvimento da criança
Breve histórico a respeito do surgimento da literatura infantil enquanto gênero literário; benefícios da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças; a importância da mediação na literatura infantil e pontos importantes a serem observados por pais e educadores ao escolher um livro para uma criança.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: educadores ou famílias de estudantes da educação infantil e ensino fundamental I. Conteúdo adaptável.
As expressões da violência no ambiente escolar: causas e manifestações
Duração: 1 hora.
Oficina de narrativas orais (contação de histórias)
Histórias de ontem e de hoje. O que significa contar histórias? Qual é a importância das narrativas orais para o processo de aprendizagem? Existe uma receita para contar histórias? Atividade prática.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: educadores da educação infantil e ensino fundamental.
Narrativas orais voltadas para o público infantil (contação de histórias)
A história será narrada para o público infantil antes ou após a exploração de um livro literário da autora. Geralmente o processo ocorre com a utilização de objetos e músicas (material de apoio), de forma interativa.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: estudantes da educação infantil e ensino fundamental I.