Débora Bianca

Sobre

Natural de Santos (SP), Débora Bianca chegou a Brasília aos cinco anos. É pedagoga e mestra em educação, com pesquisa na área gestão e políticas públicas educacionais para lidar com as expressões da violência escolar. Nos últimos anos tem angariado o carinho de pequenos leitores e educadores e dedicado a vida à literatura para as infâncias. Conta histórias e interage com crianças de todas as idades. Já visitou muitas escolas no Distrito Federal e entorno, além de Espírito Santo (Itaguaçu – on-line), Goiás (Rio Verde, Quirinópolis, Pirenópolis e Formosa) e Bahia (Luiz Eduardo Magalhães e Brumado). Atuou durante 11 anos como pedagoga na equipe de apoio à aprendizagem da Secretaria de Educação do DF, após seleção. Na ocasião, adquiriu experiência com trabalhos pedagógicos variados voltados para crianças com deficiências e transtornos funcionais. Seu livro O menino e o gigante (Mais Amigos) ficou entre os três finalistas do concurso Ler É Legal 2021 do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Foi convidada do projeto É Tempo de Leitura do Fundo de Apoio à Cultura/DF (FAC/DF 2020) e em 2021 teve dois projetos aprovados, também junto ao FAC/DF, tendo realizado o Sacola Literária. Atualmente desenvolve o projeto Leitura para a Cultura de Paz, viabilizado com recursos do FAC/DF.

(61) 996918075
dbxcarreira@gmail.com

Livros

Florisvaldo

Ilustrações: Paula Krans
Editora Ciranda Cultural

Florisvaldo era sisudo, calado e solitário. Um dia levou uma bolada nas costas que teve o poder de mudar completamente a sua vida. O que será que aconteceu depois?

Temas: valorização do idoso, etarismo, futebol e encontro de gerações.

Público-alvo: do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.

Tati e seus pensamentos

Ilustrações: Guto Oliveira
Editora Sheep

Tati era uma linda menina que apreciava fazer caminhadas ao ar livre para contemplar as árvores e as flores dos jardins e parques. Nesses momentos, sentia-se forte e quase feliz. Contudo, apesar de parecer bem, algo a incomodava – eram os seus pensamentos…

Temas: saúde mental infantil, diálogo como fonte de cura emocional, autoconhecimento e valorização da natureza para o equilíbrio íntimo e a saúde em geral.

Público-alvo: do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.

A mala mágica da Filó

Ilustrações: Débora Bianca
Libri Editorial

Filó é uma pessoa especial. Carrega uma mala mágica com objetos corriqueiros, fazendo o bem a todos. O leitor é convidado a construir sua própria mala mágica para fazer o mesmo.
Temas: bondade como essência no ser humano e autoconhecimento.
Público-alvo: educação infantil ao 3º ano do ensino fundamental I.

O fio da história de Venceslau

Ilustrações: Silvana Cardoso de Paula
Libri Editorial

Venceslau é um menino encantador e curioso. Certo dia, entra um fio mágico pela janela de seu quarto e o leva para fazer uma incrível viagem. Ele vai conhecer cidades encantadoras. Ao retornar, descobre que viajou no fio de sua imaginação e convida o leitor a viajar também.
Temas: imaginação e criatividade.
Público-alvo: educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental I.

Alfabeto para uma vida melhor

Ilustrações: Pati Paulosi
Editora Sheep (2ª edição)

O livro propõe um trabalho reflexivo e interativo acerca das palavras que falamos e escrevemos, sugere a construção compartilhada de uma lista de palavras que podem transformar e melhorar vidas.

Temas: importância da língua portuguesa na identidade cultural, valores e educação reflexiva.

Público-alvo: da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.

O menino e o gigante

Ilustrações: Rosângela Grafetti
Editora Mais Amigos (2ª edição)

Caio era perseguido por um gigante assustador. Vivia a se esconder, mas não adiantava. Ele decidiu dividir seu sofrimento com Manu, sua melhor amiga. Será que conseguem resolver o problema?

Temas: superação, solidariedade e valorização da amizade e da coragem.

Público-alvo: da Educação Infantil ao 3º ano do
Ensino Fundamental I – anos iniciais.

Se as flores falassem

Ilustrações: André Cerino
Editora Mais Amigos (2ª edição)

O que diriam as flores se elas pudessem falar? Venha descobrir a resposta e se encantar com este livro, que é um imenso jardim divertido e colorido, repleto de crianças adoráveis como você.
Temas: alegria de viver, valorização da infância e da natureza.
Público-alvo: da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental I – anos iniciais.

A menina cata-vento

Ilustrações: Laura Mocelin
Sheep Editora

Jane é uma menina encantadora que sai por aí a distribuir cata-ventos. Esse é o seu principal talento. Ela nem imagina a grandiosidade de sua atitude. Faz tudo com amor, sempre acompanhada por Botão, seu cãozinho de estimação. Conheça esta história e descubra, em você, talentos incríveis.
Temas: importância dos talentos de cada um, simplicidade da vida, amizade e carinho dos animais de estimação.
Público-alvo: educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

O chapéu do Abel

Ilustrações: Sami Ribeiro
Franco Editora

Todos os dias, no mesmo horário, na mesma rua, vai passando o Abel, usando o mesmo chapéu. As pessoas o esperam diariamente, encantadas com seu carisma e com sua leveza. Mas o que será que ele carrega dentro de seu chapéu?
Temas: esperança, locais urbanos, profissões, carinho e afetividade.
Público-alvo: educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Literatura infantil e desenvolvimento da criança

Breve histórico a respeito do surgimento da literatura infantil enquanto gênero literário; benefícios da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças; a importância da mediação na literatura infantil e pontos importantes a serem observados por pais e educadores ao escolher um livro para uma criança.

Duração: 1 hora.
Público-alvo: educadores ou famílias de estudantes da educação infantil e ensino fundamental I. Conteúdo adaptável.

As expressões da violência no ambiente escolar: causas e manifestações

O que é violência e quais são as suas formas de manifestações no ambiente escolar? Possíveis caminhos para lidar com a violência escolar.

Duração: 1 hora.
Público-alvo: educadores ou famílias de estudantes da educação infantil e ensino fundamental I. Conteúdo adaptável.

Oficina de narrativas orais (contação de histórias)

Histórias de ontem e de hoje. O que significa contar histórias? Qual é a importância das narrativas orais para o processo de aprendizagem? Existe uma receita para contar histórias? Atividade prática.

Duração: 2 horas.
Público-alvo: educadores da educação infantil e ensino fundamental.

Narrativas orais voltadas para o público infantil (contação de histórias)

A história será narrada para o público infantil antes ou após a exploração de um livro literário da autora. Geralmente o processo ocorre com a utilização de objetos e músicas (material de apoio), de forma interativa.

Duração: 1 hora.
Público-alvo: estudantes da educação infantil e ensino fundamental I.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA