
Sobre
Especialista em português e redação profissional, Dad Squarisi fala e escreve pra gente pequena e gente grande. Faz palestras divertidas das quais os participantes saem com uma certeza: todos são capazes de escrever textos naturais, concisos e sedutores.
(61) 99115-8463 | 3214-1140 | 3429-8000
dad.squarisi@gmail.comLivros

Maravilhas de Brasília – a capital dos brasileiros
Editora Contexto
A epopeia da construção e crescimento de Brasília a partir das sete maravilhas da capital: o cerrado, as águas, o céu, o Plano Piloto, os monumentos, o paisagismo e o melhor de todos: o brasiliense.
Temas: história e características de Brasília.
Público-alvo: todas as idades.

Bichos e buchichos
Ilustrações: Adriana Nunes
Outubro Edições
Mais 45 fábulas recontadas pela jornalista e escritora, que revisita o gênero literário dos bichos falantes para tecer narrativas com explicações que as contextualizam e fecham com a moral da história.
Temas: valores como honestidade, solidariedade, compaixão e senso de responsabilidade.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

A arte de escrever bem
Com Arlete Salvador
Editora Contexto
Este livro é rico, claro e bem-humorado. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.
Temas: redação, estilo.
Público-alvo: jovens e adultos.

Escrever melhor
Com Arlete Salvador
Editora Contexto
Com a leitura deste livro, estudantes e profissionais que usam a escrita no dia a dia podem encontrar preciosas orientações de como tornar o texto mais conciso, objetivo, claro e sedutor.
Temas: redação, organização do texto, estilo.
Público-alvo: jovens e adultos.

Redação para vestibular e concurso
Com Célia Curto
Editora Contexto
Escrever uma redação nota 10 na escola, no Enem, no vestibular, em concurso ou na vida profissional requer técnica e esforço. Este livro apresenta os passos a serem seguidos, em 35 lições. No final da obra, há exercícios respondidos e comentados que acompanham cada lição.
Temas: planejamento, organização, redação e revisão do texto.
Público-alvo: jovens e adultos.

Como escrever na internet
Editora Contexto
A internet revolucionou a leitura e a escrita. Há novo jeito de ler que impõe novo jeito de escrever. Econômicas mensagens eletrônicas ganharam espaço e prestígio. No estilo contemporâneo, imperam duas regras de ouro. Uma: menor é melhor. A outra: menos é mais. Os esbanjadores verbais precisam se conter. Há jeito.
Temas: escrita nas mídias digitais.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Manual de redação e estilo para mídias convergentes
Geração Editorial
E-mails, chats, blogues, sites, mensagens de celular, Twitter e demais mídias sociais exigem jeitos de escrever específicos. Ninguém precisa inventar nada. Basta usar os recursos da língua. Quais? A obra, além do passo a passo de cada modalidade (escrita e falada), apresenta um S.O.S. de pronúncia, concordância, regência, pontuação, acentuação, hífen, reforma ortográfica, siglas, flexão nominal e verbal – tudo em ordem alfabética, simples, com muitos exemplos.
Temas: redação para a internet, jornal, rádio e tevê.
Público-alvo: jovens e adultos.

1.001 dicas de português – manual descomplicado
Editora Contexto
Obra de consulta com verbetes de A a Z que tiram dúvidas comuns a quem escreve. A princípio ou em princípio? Ele media ou medeia? À distância ou a distância? Jabuticaba ou jaboticada? O que mudou com a reforma ortográfica? A resposta está no 1.001 dicas.
Tema: língua portuguesa.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Superdicas de ortografia
Por que, por quê, porque ou porquê? A fim ou afim? S ou z? X ou ch? S, ss ou ç? Com hífen ou sem hífen? Com acento ou sem acento? O que mudou com o acordo ortográfico? De maneira original, a autora aborda dúvidas comuns, ajudando o leitor a se safar dos calos que maltratam a grafia.
Tema: ortografia.
Público-alvo: jovens e adultos.

Sete pecados da língua
Editora Contexto
Sete são os dias da semana. Sete são os pecados mortais. Sete são os portais da eternidade. Sete são as cores do arco-íris. Sete são as vidas do gato. Sete são os chacras do corpo humano. Sete vezes 70 é o símbolo do sem-número. O mítico sete inspira cada capítulo da obra. São 25 histórias escritas com humor e leveza. Com elas, os sete pecados de cada tema – crase, concordância, regência, numeral, acentuação, grafia, flexão de nomes e verbos, emprego dos pronomes.
Temas: língua portuguesa, redação e cultura geral.
Público-alvo: jovens a partir do 7º ano e público em geral.

Os três porquinhos e o lobo esportista
Com Márcia Duailibe Forte
Ilustrações: Romont Willy
Editora Elementar
Este livro é a continuação da história dos três porquinhos. Nela, o lobo executa manobras no skate, a onça faz gol num jogo de futebol, a bicharada se diverte a valer com jogos e brincadeiras. Não só. Os animais falantes também lidam com valores como perdão, solidariedade, amizade e tolerância.
Temas: aventura, valores.
Público-alvo: crianças do ensino fundamental.

Deuses e heróis – mitologia para crianças
Ilustrações: Fernando Lopes
Franco Editora
As fantásticas histórias mitológicas contadas com graça, simplicidade e clareza para despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura, a curiosidade pela mitologia e a contribuição de deuses e heróis para o enriquecimento do léxico português.
Tema: mitologia greco-romana.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Deuses do Olimpo – mitologia pra gente pequena e gente grande também
Ilustrações: Carolina Kaastrup
Geração Editorial
No Olimpo moram os deuses. São 12. As peripécias de Zeus, Hera, Afrodite, Hermes, Apolo, Atena, Deméter e os outros dão respostas para dúvidas que nem sempre meninos e meninas conseguem verbalizar. Ensinam valores como coragem, ética e compaixão. Abrem as portas da criatividade, estimulam a expressão emocional e aperfeiçoam a língua falada e escrita.
Temas: mitologia greco-romana.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Os grandes amores da mitologia
Com Linda Goulart
Editora Elementar
Mitos da cultura greco-romana ficaram no imaginário dos povos nos séculos que se seguiram a sua ascensão e decadência. Os deuses e feitos da mitologia influenciam a língua e a linguagem, mas há também um aspecto que chama a atenção na história desses personagens: os inúmeros casos de amor. Neste livro, a autora fala sobre alguns dos casais mais famosos da mitologia, como Orfeu e Eurídice, Odisseu e Penélope, Jasão e Medeia, Eros e Psiquê.
Temas: mitologia greco-romana, romance, conflitos de poder, influências da mitologia na cultura contemporânea.
Público-alvo: jovens e adultos.

Visita ao Olimpo
Com Rafael e João Marcelo Squarisi
Franco Editora
Num dia como outro qualquer, os amigos Beto e Júlia, vizinhos e colegas de escola, vivem uma aventura muito divertida ao lado de seres mitológicos, como Hermes, que os carrega no vento para visitar o Olimpo, onde se encontram com Zeus, Hércules, o Minotauro, o rei Midas, Marte, Dionísio, Deméter e a Medusa, entre outros personagens.
Temas: mitologia greco-romana, aventura.
Público-alvo: leitores até 14 anos.

Pedalando pelas fábulas
Ilustrações: Hugo Ribeiro de Almeida
Franco Editora
Formigas, cigarras, lobos, ovelhas, ratos, leões e cachorros se comportam como gente. Falam, brincam, brigam, trapaceiam. São 10 fábulas escritas em linguagem pra lá de simples. Elas divertem, estimulam a imaginação, ampliam o vocabulário e transmitem valores.
Temas: aventura, valores.
Público-alvo: as primeiras séries do ensino fundamental.

No reino da bicharada
Ilustrações: Adriana Nunes
Outubro Edições
São 45 fábulas recontadas em linguagem jovial e contemporânea. Por meio de famosos contos como o da cigarra e da formiga, e o do coelho e a tartaruga, a autora atualiza a moral da história para o dia a dia das pessoas.
Temas: valores como amizade, solidariedade, honestidade, compaixão.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Nas entrelinhas do Hino Nacional
Com Sandra Duailibi
Ilustrações: André Cerino
Editora Mais Amigos
Nas entrelinhas do nosso hino há poesia, história, beleza e mensagens patrióticas. Tanto a letra quanto a música emocionam. Mas muitos o cantam sem conhecer a história e sem saber o significado de palavras e expressões. Este livro, de forma lúdica e divertida, explica o Hino Nacional tim-tim por tim-tim.
Temas: cidadania, amizade, sentimentos, relacionamentos, cooperação, trabalho em equipe, Brasil.
Público-alvo: até 16 anos (ensino fundamental). Pode ser lida e trabalhada em todas as séries do ensino fundamental, a partir do 3º ano (também interessa a estudantes do ensino médio com necessidade de interpretar o Hino Nacional).
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Os círculos do Zorro – redação nota 1000
Com vídeos, música e muitos exercícios, apresenta-se o passo a passo da redação para o Enem. Parte-se da trajetória do Zorro, que, até se tornar o herói que conhecemos, teve que vencer quatro desafios representados por círculos. O estudante, para chegar à nota mil, também tem quatro círculos a ultrapassar: conhecer os critérios, fazer o plano, redigir o texto e revisar a redação. São as etapas trabalhadas na oficina.
Duração: 2h30.
Público-alvo: estudantes a partir do 9º ano.
Nas trilhas do texto
Com foco no parágrafo-padrão, composto de tópico frasal e desenvolvimento, oferecem-se técnicas de leitura e interpretação de texto. Em seguida, na mesma linha, de redação. Oficina com variados exercícios e desafios para os participantes.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: estudantes a partir do 6º ano.
Redação profissional passo a passo
Escrever é técnica – 99% de transpiração e 1% de inspiração. Logo, todos são capazes de redigir textos profissionais – adequados, naturais, claros, concisos, corretos e sedutores. Como chegar lá?
Duração: 2 horas.
Público-alvo: estudantes a partir do 7º ano.
Redação nota 10
A cada dia a redação se torna critério mais importante e definidor em concursos e seleções como o vestibular e o Enem. Dicas para ajudar os alunos a acertar a mão no texto que pode lhe definir o futuro.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: professores.
Redação nota 1.000
Estudantes que se submetem ao Enem precisam escrever textos segundo os critérios definidos pela banca examinadora. Há passos simples a serem seguidos. São o objeto da oficina.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: candidatos ao Enem.
Superdicas de ortografia
A escrita é um de nossos cartões de visitas. Transitar com desenvoltura por esses e zês, x e ch, hifens, acentos, quês, porquês, siglas, abreviaturas, reforma ortográfica, maiúsculas, minúsculas & cia. garante pontos na carreira e prestígio na vida.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: educadores, estudantes e demais interessados.
Os deuses e a língua
História dos deuses e heróis da mitologia greco-romana que enriqueceram a língua portuguesa – dos nomes de meses, planetas e signos do zodíaco, passando por palavras e expressões curiosas do nosso cotidiano.
Duração: 1h15.
Público-alvo: professores, estudantes e o público em geral.
Ciladas da língua
A palestra derruba o mito de que o português é língua difícil. Com recursos audiovisuais selecionados de telejornais, novelas e espetáculos teatrais, o português do dia a dia – desde a morfologia, a sintaxe, a ortografia e a fonética até o estilo e a etimologia – é desmistificado de forma leve, simples e bem-humorada.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: educadores e estudantes a partir do 7º ano.
Como escrever na internet
A internet impôs um jeito novo de ler e escrever. A língua oferece recursos para redigir textos curtos, claros e sedutores. Ninguém precisa inventar nada. Basta conhecê-los.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: pessoas que escrevem e-mails, tuítam, interagem nas mídias sociais, produzem vídeos, gravam mensagens, mandam torpedos, participam de blogues e salas de bate-papo.
Bate-papo com crianças e jovens
A mitologia e as fábulas constituem recurso infindável para o desenvolvimento da expressão oral e escrita. Contação de histórias, jogos e bate-papo.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças de todas as idades.
Sete pecados da língua
Combina os sete pecados capitais com sete tropeços cometidos na fala e na escrita. Vídeos e histórias tornam a aprendizagem da língua fácil e divertida.
Duração: 1h15.
Público-alvo: interessados na língua portuguesa. Ideal para abertura de eventos como semana pedagógica e feiras literárias.