Sobre
Mineira de Belo Horizonte, Clara Arreguy radicou-se em Brasília em 2004. Jornalista e escritora, tem 32 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, biografias e livros infantojuvenis. Atuou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense e assinou crônica quinzenal na revista Veja Brasília. Mantém uma coluna de resenhas literárias no canal da Outubro Edições no Youtube e trabalha com redação, edição e revisão. Criou e dirige a Outubro Edições, por meio da qual já publicou cerca de 100 títulos, entre os próprios e os de outros autores. Além da Casa de Autores, atua em outros coletivos, como o movimento Mulherio das Letras, e mantém parcerias internacionais com a editora Girabrasil, que publica e distribui livros seus na Alemanha, e a Rede Sem Fronteiras, que a representa em Portugal. Foi eleita por voto popular para a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em Nova York, iniciativa da Focus Brasil NY.
http://www.outubroedicoes.com.br(61) 99115-8485
clarreguy59@gmail.comLivros
Beto e suas gatinhas
Ilustrações: Jô Oliveira
Outubro Edições
Beto era um menino esperto e levado, que um dia ouviu um miado e resolveu cuidar da gatinha recém-nascida que chorava de fome no quintal da vizinha. Assim Donda entrou na sua vida, seguida por sua filha Peta. As duas gatinhas trouxeram aventuras e alegrias para a vida de Beto e sua família. E também aprendizado sobre cuidados e amizade com os animais.
Temas: cuidados com os animais, bons tratos, amizade, separação.
Público-alvo: crianças a partir de 4 anos.
Praça Esperanto – memória para esquecer
Outubro Edições
Quando se muda de Belo Horizonte para Brasília, a narradora de Memória para esquecer dá início a um inventário de lugares de sua memória afetiva, num processo que ela chama de “psicogeografia”. As casas, as ruas, os hábitos da criançada na BH de sua infância, nos anos 1960 e 1970. Em outra novela, Praça Esperanto, Clara Arreguy revisita o mesmo centro geográfico da primeira narrativa, agora nos anos 1980, transição da ditadura para os primeiros anos da redemocratização. Sexo, drogas e rock and roll povoam a juventude nessa esquina entre tempos e espaços, caminhos e descaminhos.
Temas: Belo Horizonte, anos 1960, 1970 e 1980, infância, juventude, família, costumes.
Público-alvo: jovens e adultos.
O baile dos pares imperfeitos
Ilustrações: Rômulo Garcias
Outubro Edições
A língua portuguesa é muito engraçada. Nem tudo é o que parece. Nem tudo que parece é. Masculinos e femininos, por exemplo, são enganadores. Desde quando uma bota é o feminino de um boto? Desde quando um mexerico é o masculino de uma mexerica? Neste O baile dos pares imperfeitos, Clara Arreguy põe pra dançar esses encontros e desencontros linguísticos, com humor e poesia, em versos, trovas, historinhas e frases de efeito. Crianças e adultos estão convidados a também brincar com as palavras, explorando as mil possibilidades da nossa riqueza vocabular.
Temas: masculinos e femininos, humor, jogos de palavras, poesia, rimas.
Público-alvo: crianças, jovens e adultos.
Rosa dos ventos
Outubro Edições
Em 22 crônicas publicadas inicialmente nas redes sociais, Clara narra diversas viagens que fez, a passeio ou a trabalho, pelo Brasil ou pelo exterior, sozinha ou acompanhada, de bicicleta, ônibus, trem, avião ou navio. Em foco, mais as desventuras do que os sucessos, afinal, o humor é um dos principais fios condutores das crônicas de viagem de Clara Arreguy. O livro conta ainda com mais de 30 fotos de lugares lindos, sejam destinos turísticos conhecidos ou preciosidades garimpadas pela autora viajante.
Temas: viagens, turismo, eventos literários, países, costumes, diversidade cultural.
Público-alvo: jovens e adultos.
A Família Comedeira
De Clara Arreguy e José Henriques Maia
Ilustrações: André Cerino
Outubro Edições
Clara reconta uma história oral inventada por seu pai, José Henriques Maia, e contada por ele para filhos e netos. Trata-se da “triste história da família comedeira, dos nove filhos sem pai, sem mãe e sem cozinheira”. Uma brincadeira sobre os insólitos hábitos alimentares de cada um desses estranhos irmãos e as consequências deles.
Temas: morte, alimentação, desperdício, família
Público-alvo: crianças e adultos.
O quarto canal
Outubro Edições
Versão para o inglês:
Carolina Barcellos
O dicionário amoroso da Nini
Ilustrações: Paulo Fatal e Mário Arreguy
Outubro Edições
O linguajar que se usa em casa é o espaço primeiro de construção dos afetos. A partir do folclore familiar, a escritora homenageia a mãe por meio de verbetes em que conta casos e formas de expressão de um clã cheio de histórias pra lembrar, num belo objeto-livro ilustrado e colorido.
Temas: memória afetiva, expressões antigas, linguajar e costumes mineiros.
Público-alvo: jovens e adultos.
Futebola
Com Fernanda de Aragão
Outubro Edições
As duas cronistas (uma, jornalista, a outra, formada em educação física) integraram o projeto Crônicas da Copa em 2018, durante o Mundial de Futebol da Rússia, e em 2019, na Copa do Mundo feminina. O resultado é resenha esportiva da melhor qualidade, feita por duas mulheres que entendem do assunto e comentam, também, o que se passa fora das quatro linhas.
Temas: futebol, atualidades, política, cultura, diferenças culturais, feminismo.
Público-alvo: jovens e adultos.
A viagem de Juju
Ilustrações: Romont Willy
Editora Elementar
Em viagem de carro com sua mãe, a menina Juju, moradora da cidade, descobre com bom humor a paisagem rural, com suas plantações cheias de cores.
Temas: relações familiares, paisagem rural, tipos de plantação.
Público-alvo: crianças a partir de 3 anos (leitura compartilhada) e educação infantil.
Yawalapiti, filhos da natureza
Fotos: Paulo de Araújo
Outubro Edições
A partir de duas viagens do fotógrafo Paulo de Araújo à aldeia Yawalapiti, no Parque Nacional do Xingu, e de entrevistas da jornalista Clara Arreguy com lideranças indígenas, o livro relata a história daquela etnia, da extinção à refundação da aldeia, além de elementos de sua cultura, como as festas, os mitos, a alimentação e sua luta pela proteção da natureza.
Temas: meio ambiente, história e cultura dos indígenas do Xingu, combate aos agrotóxicos, defesa de idiomas ameaçados de extinção.
Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos, jovens e adultos.
O passeio do Lloyd
Ilustrações: Ana Terra Fensterseifer
Outubro Edições
O Rottweiller Lloyd nunca havia saído da chácara onde nasceu, até que um dia precisa ir à cidade para fazer um exame numa clínica veterinária. É quando ele conhece pela primeira vez a vida urbana, com seus sons e odores, as pessoas e uma paisagem ao mesmo tempo assustadora e encantadora. Essa cidade que ele conhece é Brasília!
Temas: amizade, companheirismo, estranhamento diante do novo, Brasília e suas paisagens.
Público-alvo: crianças a partir de 3 anos (leitura compartilhada) e das primeiras séries do ensino fundamental.
A partida da Sorte
Ilustrações: Raquel Fernandes
Outubro Edições
No dia em que a égua Sempre-Viva acorda com um aperto no peito, ela fica sabendo que sua companheira Sorte vai embora, vendida para outro haras. Sempre-Viva e o garanhão Precioso se despedem da amiga, que parte para viver outras aventuras longe dali.
Temas: amizade, companheirismo, separação, perda, mudança de vida, tratamento racional e humanizado dos animais.
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos.
O jegue de Jeri
Ilustrações:
Valdério Costa
Editora Imeph
Em viagem a Jericoacoara, no Ceará, os netos do Vovô Saul e os sobrinhos da Tia Miriam se deparam com a situação de abandono em que vivem os jegues da região. Com a ajuda do amigo e veterinário, o Dr. Livrinho, e a parceria das crianças da cidade, vão buscar uma solução para salvar os dóceis animais.
Temas: amizade, companheirismo, bons tratos aos animais, fauna e flora do Nordeste, alimentação típica nordestina, relações familiares, primeiro amor. Público-alvo: crianças a partir de 11 anos.
Bola dentro, um furo de reportagem
Ilustrações: Mário Arreguy
Outubro Edições
Quando a professora propõe à turma fazer um jornalzinho, Lucinha e seus colegas descobrem uma ótima oportunidade de aprender tudo sobre jornalismo, a partir de uma reportagem no clube. Com a ajuda da mãe da menina, que trabalha no diário da cidade, os estudantes conhecerão gêneros de textos, técnicas e termos usados no jargão profissional.
Temas: jornalismo, gêneros jornalísticos, códigos de ética, futebol, política, meio ambiente, linguagem.
Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos.
Verde, vermelho, amarelo
Ilustrações: Nilo Campos
Outubro Edições
A Vovó vai buscar o Gugu na escola e, no caminho de casa, ele aprende brincando as principais regras de trânsito, como as cores do semáforo, a obrigatoriedade da cadeirinha, o respeito à faixa de pedestre e os perigos de falar ou teclar no telefone ao volante.
Temas: educação para o trânsito, segurança, respeito aos pedestres, a bicicleta como alternativa de transporte.
Público-alvo: crianças a partir de 3 anos.
Estrelas de pés no chão
Outubro Edições
Numa dinâmica de roda, oito mulheres se encontram, mediadas por uma mestra, para celebrar o feminino por meio do canto e da dança em homenagem a suas ancestrais. Cada uma leva um objeto e conta a história de suas avós, mulheres fortes, fracas, submissas, matriarcas, poderosas, subjugadas, oprimidas, opressoras, sobreviventes…
Temas: feminismo, histórias e relações familiares, política, música, romance.
Público-alvo: jovens e adultos.
Três contos de Natal
Com Simão de Miranda e Glória Arreguy
Ilustrações: Nilo Campos, Frank Alves e Mário Arreguy
Outubro Edições
Clara Arreguy conta a história da amizade entre uma menina judia e um menino árabe durante a noite de Natal; Simão de Miranda mostra como o consumismo deturpa o sentido da festa maior da cristandade; e Glória Arreguy se inspira em Dickens para falar de perdão num contexto de conflito familiar.
Temas: espírito natalino, respeito às diferenças, consumismo, relações familiares, tradições, perdão.
Público-alvo: crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.
A Vovó fala tudo errado
Ilustrações: Walter Lara
Outubro Edições
Papai e filhinha conversam sobre a mudança de comportamento da Vovó, que cada vez mais se esquece e se confunde, chamando as coisas pelo nome errado… O que eles podem fazer para ajudá-la? Embora seja uma situação difícil, com carinho e delicadeza é possível enfrentar o problema.
Temas: velhice, demência senil, Alzheimer, tolerância e aceitação das diferenças.
Público-alvo: crianças a partir de 4 anos.
Versão em alemão publicada pela Editora Girabrasil.
1974
Outubro Edições
Diário de uma menina de 14 anos durante o ano de 1974. Kakala é uma jovem bem informada, que acompanha o noticiário sobre tudo o que acontece no país e no mundo, mas se sente diferente das colegas da escola por não se adaptar à moda e não se enquadrar nos padrões. Durante um ano, ela acompanha as questões da escola, da família, os namoros, a cultura e a política.
Temas: conflitos da adolescência, vida escolar, eclosão da sexualidade, política, história, anos 70, ditadura, escândalo de Watergate, conflitos no Oriente Médio, crise do petróleo.
Público-alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos.
Disponível também em e-book.
Oit Labina
Ilustrações:
Adriana Mendonça
Outubro Edições
Aníbal, um menino esperto e inteligente, sofre uma queda violenta e, após uns dias desacordado, perde algumas das habilidades. Com o tempo, torna-se um velhinho engraçado e meio maluquinho, que ensina aos sobrinhos truques divertidos, como falar de trás para frente. Temas: a vida no interior, brincadeiras de criança, fé, solidariedade. Público-alvo: crianças alfabetizadas.
O planeta das flores amarelas
Outubro Edições
Seleção de 40 crônicas publicadas pela autora nos dois anos em que escreveu para a revista Veja Brasília. Entre a poesia e o humor, um olhar diferente para a cidade, a natureza, a cultura local e universal. Fatos corriqueiros ganham uma versão divertida pela lente da jornalista e escritora.
Temas: Brasília, Cerrado, meio ambiente, bicicleta, questões culturais.
Público-alvo: jovens e adultos.
Sonhos olímpicos
Dia de sol em tempo de chuva
Editora Chiado
O velho alfaiate português João relembra, entre sonhos e delírios, a juventude em sua terra natal e a vida de lutas desde que chegou ao Brasil; seu neto, também João, doente terminal, vai a Portugal à procura de respostas para a história do avô.
Temas: Brasil e Portugal, poesia, imigração, conflitos familiares, câncer, memórias.
Público-alvo: adultos.
Rádio Beatles
Outubro Edições
Às vésperas de completar 50 anos, um engenheiro beatlemaníaco, morador no interior de Minas, questiona a vida, o trabalho e o casamento. Até que um fato ocorre com um de seus três filhos e o faz repensar o papel da música em sua vida.
Temas: música, Beatles, tempo de mudança, crise de meia-idade, menopausa.
Público-alvo: jovens e adultos.
Disponível em e-book.
Tempo seco
Geração Editorial
Em Brasília, durante a campanha de reeleição do presidente Lula, uma mulher ouve histórias contadas por taxistas. Uma delas tem como protagonista um homem que vive relações de traição no amor e na política.
Temas: política, mensalão, Brasília, romance, traição.
Público-alvo: jovens e adultos.
Aprovado pelo FAC-DF 2008.
Fafich
Editora Conceito Comunicação
Memórias da autora referentes ao período em que militou no movimento estudantil, no fim dos anos 1970 e início dos 1980, final da ditadura, anistia etc. História afetiva da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Temas: política, ditadura militar, movimento estudantil, anistia, comportamento, drogas.
Público-alvo: jovens e adultos.
Siga as setas amarelas – de bicicleta no caminho de Compostela
Outubro Edições
Catraca inoperante
Outubro Edições
Temas: poesia,
mulher, humor, cultura, linguagem.
Público-alvo: jovens
e adultos.
Reedição com audiolivro encartado, contendo todas as
crônicas lidas por artistas, radialistas e jornalistas.
Disponível em e-book.
Segunda divisão
Editora Lamparina
Temas: futebol, jornalismo esportivo, fim de carreira, ascensão, decadência. Público-alvo: jovens e adultos. Disponível em e-book.
Memória para esquecer
Outubro Edições
Quando se muda de cidade, a narradora, a partir da descrição das casas onde morou, volta à infância, revisita sua cidade, a Belo Horizonte dos anos sessenta, e faz um inventário de dores e delícias do passado familiar.
Temas: história de Belo Horizonte, conflitos familiares, mudanças de vida.
Público-alvo: adultos.
Disponível apenas em e-book, na loja da Amazon
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Gêneros jornalísticos
Autora das coletâneas de crônicas Catraca inoperante, O planeta das flores amarelas, Futebola e Rosa dos ventos, a escritora discorre sobre o gênero híbrido entre a literatura e o jornalismo e também sobre as diferentes maneiras de tratar o texto para jornal, rádio, televisão e para a web.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças
a partir de 10 anos.
Para escrever bem
Com experiência em redações de jornal e como editora de livros, Clara Arreguy fala sobre como escrever bem em diversos gêneros, seja o jornalismo, seja a literatura, seja a expressão pessoal. Conta sua trajetória tendo a escrita como meio de vida e ensina a importância de ler e de escrever para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: jovens e adultos.
Encontros com a escritora
Clara Arreguy fala sobre os temas específicos de seus livros. Em Yawalapiti, filhos da natureza, a defesa dos indígenas e do meio ambiente. Em Verde, vermelho, amarelo, sobre educação para o trânsito para crianças pequenas; em Bola dentro, um furo de reportagem, sobre jornalismo; em Estrelas de pés no chão, sobre escrita feminina e memórias de mulheres; em 1974, sobre a juventude nos anos 1970, a cultura da época e os jovens na política; em A Vovó fala tudo errado, sobre a relação com idosos demenciados, com mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas; em Oit Labina, brinca com as crianças sobre falar e escrever de trás pra frente, palíndromos e outros jogos de palavras; em Fafich, o movimento estudantil e os jovens na política; em Segunda divisão, Sonhos olímpicos e Futebola, o esporte na literatura e na produção cultural; em Tempo seco, a capital federal, a política e a conjuntura na literatura; em Rádio Beatles e Memória para esquecer, as mudanças de comportamento a certa altura da vida, menopausa e andropausa, choque de gerações.
Duração: de 1 a 2 horas.
Público-alvo: a depender do tema.