Álvaro Modernell

Sobre mim

Especialista em educação financeira e em metodologia do ensino, Álvaro Modernell visita escolas para conversar com alunos, contar histórias e atividades relacionadas a seus mais de 30 livros publicados. Participa de feiras e eventos literários e de educação financeira, além de lives e material em vídeo. O autor disponibiliza fichas pedagógicas para todos os seus livros.

(61) 98161-0000
alvaro.modernell@gmail.com

Meus livros

Consumo consciente, consumidor contente!

Ilustrações: Victor Tavares
Editora Mais Ativos

Uma família vai passear no shopping e os pais se distraem com as tentações do templo do consumo. De repente, percebem que o pequeno Heitor sumiu. O que fazer? O livro estimula as crianças a refletir sobre riscos do consumo desenfreado e sobre o que realmente tem valor. As belíssimas ilustrações convidam para uma leitura pausada, despertando a curiosidade para os detalhes dos cenários e para as nuances do texto.
Temas: consumismo, educação financeira, valores, família.
Público-alvo: ensino fundamental, anos iniciais.

Faço a minha parte

Ilustrações: Bill Borges
Editora Mais Amigos

Certas imagens e exemplos ensinam mais que palavras. Este livro não precisa de nenhuma para dar o recado sobre cidadania, consciência social e sustentabilidade. Em linda sequência de imagens produzidas a partir de uma combinação de técnicas, um bando de pássaros dá uma lição sobre o quanto é importante cada um fazer a sua parte. Livro de imagens, sem texto.
Temas: cidadania, pássaros.
Público-alvo: a partir de 4 anos.

Professor Horáculo responde – Políticas públicas

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Ativos

O professor Horáculo é um personagem ao mesmo tempo simpático e rabugento, criado para apresentar aos jovens conceitos e a importância das políticas públicas em nossas vidas. Para que cada cidadão possa exercer a plenitude da cidadania, é importante que conheça, também, como funcionam e o quanto são importantes as políticas públicas para a sociedade.
Temas: cidadania, políticas públicas.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Venha conhecer minha cidade

Ilustrações: Jader de Melo
Editora Mais Amigos

Um estímulo às crianças que querem conhecer mais e melhor a cidade onde moram. Referenciada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aborda aspectos importantes que caracterizam a estrutura e a vida nas cidades, de maneira que os pequenos leitores possam se encantar com as belas ilustrações e despertar para a percepção daquilo que muitas vezes passa despercebido no dia a dia.
Temas: cidades, povos, cultura popular, cidadania.
Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental.

Venha conhecer o Brasil

ditora Mais Amigos

O Brasil apresentado às crianças de um jeito diferente. O povo, a fauna, a flora, a comida, a cultura, pitadas da nossa história e também da geografia. Um convite para conhecer melhor o nosso país.
Temas: educação infantil, Brasil, cultura brasileira, fauna e flora, povo brasileiro.
Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental.

A lei da oferta e da procura na República das Bananas

Editora Mais Ativos

A Lei da Oferta e da Procura é um daqueles fenômenos que envolvem os seres humanos o tempo todo, no mundo todo. Ela é implacável! Descuidar-se pode custar caro. Aproveitá-la pode render bons frutos. Ainda que para alguns pareça óbvia, para a maioria da população, sua mecânica precisa ser esclarecida e exemplificada. É o que o autor faz neste livro. Um texto leve, com abordagem lúdica e simples, que desvenda aquela que talvez seja uma das leis não escritas mais antigas da humanidade.
Temas: empreendedorismo, economia, educação financeira.
Público-alvo: jovens, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Quero ser rico, rico de verdade

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Destaca valores além dos bens materiais. Amizade, família, solidariedade e sonhos são apresentados como referenciais de riqueza e valores humanos. Aborda diferenças entre brinquedos e brincadeiras, o “ter” e o “ser”, além de outras situações cotidianas.
Temas: educação financeira, riquezas, valores.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Editado também em espanhol e em braille.

O pé de meia mágico

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

A rotina de dois irmãos gêmeos que pensam e agem de maneiras diferentes. Eles têm a oportunidade de aprender sobre educação financeira e cada um escolhe seu caminho. O livro estimula as crianças a guardar seus brinquedos e deles cuidar, assim como a poupar parte do dinheiro que recebem, alertando para os riscos do consumo exagerado.
Temas: educação financeira, consumo, poupança.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

O poço dos desejos

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Aproveita elementos de parábolas e histórias clássicas para introduzir princípios de educação financeira com abordagem humanizada. Belinha aprende com os pais que perseverança e paciência são características que precisam ser desenvolvidas para a conquista de objetivos, inclusive os financeiros.
Temas: educação financeira, poupança, família, sonhos, desejos, consumo.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.
Vencedor do Prêmio Jorge Salim.

O tesouro do vovô

Ilustrações: Cibele Santos

Editora Mais Ativos

Primeiro livro infantil brasileiro para educação previdenciária, apresenta conceitos relacionados a previdência e aposentadoria, estimulando a compreensão da relação entre passado, presente e futuro dos trabalhadores e a percepção da importância das decisões tomadas ao longo da vida.

Temas: educação financeira, educação previdenciária, família, sonhos.

Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

 

Paulina e o ipê-amarelo

Ilustrações: Cibele Santos

Editora Mais Ativos

Na família de Paulina, há uma tradição por meio da qual os mais velhos ensinam às crianças o que são as três sementinhas da prosperidade e como cuidar delas. Os pequenos aprendem que cultivar uma poupança é tão fácil e proveitoso quanto plantar e cultivar árvores. A história mostra a sinergia e a harmonia que pode haver entre educação financeira e educação ambiental e resgata a importância das tradições familiares.

Temas: educação financeira, poupança, família, tradições familiares.

Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Editado também em espanhol.

Vencedor do Prêmio Jorge Salim.

Poupança, a porquinha do Zequinha

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Ajuda a lidar com questões como diferenças de poder aquisitivo e desejos de consumo. A história de um menino que deseja um cavalo, mas ganha uma porquinha chamada Poupança. Ele lhe dá carinho e descobre que, com perseverança, pode realizar seus sonhos. O livro destaca fundamentos de educação financeira de maneira sutil e agradável às crianças.
Temas: educação financeira, poupança, amizade, família.
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos.

Editado também em espanhol. Best-seller do autor.

Quer conhecer o dinheiro?

Ilustrações: Tati Rivoire

Franco Editora

O dinheiro visto por diferentes ângulos, com informações interessantes e ilustrações enriquecedoras para despertar nos pequenos a curiosidade sobre a história e as características desse importante instrumento de troca da vida moderna.

Temas: educação financeira, cidadania, história do dinheiro.

Público-alvo: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Tem que pagar? Quanto custa?

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Em tempos de escassez, o que não pode faltar é informação. O livro mostra como economizar em itens relevantes de consumo individual e coletivo, como água, energia elétrica, telefone e TV a cabo, tanto pela ótica financeira quanto pela sustentabilidade do planeta.
Temas: educação financeira, sustentabilidade, economia doméstica, água, energia.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio, jovens e adultos.

Vale mais do que palavras 

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Certas atitudes, imagens e exemplos ensinam mais que palavras. Este livro não precisa de nenhuma para dar um recado profundo sobre ética e honestidade. Numa sequência de belas imagens, os filhos observam o pai diante de uma situação de risco tentadora. Livro de imagens, sem texto.
Temas: educação financeira, ética, valores.
Público-alvo: crianças a partir de 4 anos.

Versinhos de prosperidade

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

O uso de rimas encanta crianças e pode ser aproveitado como instrumento para aproximá-las de temáticas ligadas ao mundo dos adultos, como futuro, poupança, ética, previdência, consumo consciente e outros elementos importantes para a formação cidadã das crianças. Em versos com enfoque humanizado, aborda diferentes fundamentos da educação financeira.
Temas: educação financeira, ética, solidariedade, poupança.
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos.

Somos diferentes, mas somos iguais

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Ativos

Uma abordagem diferente sobre equidade, respeito, relacionamentos e bullying. Mostra como pessoas aparentemente diferentes têm coisas em comum e como pessoas parecidas na aparência podem ser bastante diferentes em outros aspectos.
Temas: diferenças, cidadania, diversidade, bullying.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Coleção Construindo Valores – educação financeira humana, sustentável e cidadã

Editora Mais Ativos

Livros didáticos transversais a várias áreas de conhecimento
Coleção de livros para o ensino fundamental baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), dividida em dois blocos, com linguagem, visual e nível de profundidade adequados e independentes para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Abordagem moderna da educação financeira em relação direta com o cotidiano dos alunos. Estruturados para uso interdisciplinar e facilmente adaptáveis à estrutura das escolas, os capítulos podem ser trabalhados em diferentes disciplinas, conforme o cronograma e o programa de cada instituição. Cada volume é indicado e apropriado para uma série e os textos são acompanhados de exercícios e atividades para reflexão e revisão de fundamentos de educação financeira, língua portuguesa, matemática, ciências e outros parâmetros curriculares.
Temas: educação financeira, cidadania, sustentabilidade.
Público-alvo: ensino fundamental, 1º ao 9º ano.

A cigarra e a formiga

Com Alexandre Lobão

Releitura moderna de fábula clássica da literatura universal, escrita pela ótica da educação financeira e da sustentabilidade.

Temas: educação financeira, cidadania, literatura.

Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

A lebre e a tartaruga

Com Alexandre Lobão

Releitura moderna de fábula clássica da literatura universal, escrita pela ótica da educação financeira e da sustentabilidade.

Temas: educação financeira, cidadania, literatura.

Público-alvo:
crianças a partir de 7 anos.

Isso importa?

Ilustrações: Priscila Barbosa

Editora Bagaço

O livro estimula a reflexão sobre as artes. Aos leitores independentes ficam questionamentos sobre diferentes sentidos e aspectos da vida. Aos iniciantes, oportunidade para estimular a reflexão sobre certos paradigmas e sobre a independência do pensamento. Uma iniciação à visão crítica das artes.

Temas: artes, filosofia, cidadania.

Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental, leitura em família e aulas de artes e de filosofia.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Educação financeira na escola

Aborda metodologias e projetos de educação financeira, a relação com a BNCC, experiências nacionais e estrangeiras de diversos países, legislação brasileira e a visão do Ministério da Educação (MEC), dinâmicas e exercícios, literatura especializada, fatores críticos de sucesso, a abordagem humanista, dinâmicas e outros aspectos.
Duração: palestras, 1 ou 2 horas; oficinas, 2 ou 4 horas.
Público-alvo: pais e professores.

Educação financeira infantil: plantando para o futuro

Boas práticas para introdução e abordagem da educação financeira com crianças e adolescentes, a fim de que cresçam conscientes na relação com o dinheiro. São esclarecidas dúvidas sobre mesada (fundamentos, critérios, periodicidade, valores), cofrinhos, poupança e outros recursos. Dicas e regras úteis. Destaque para o papel, as oportunidades e as responsabilidades da família e da escola, para os instrumentos de educação financeira e para o consumo consciente e noções de investimento. Dicas comentadas de literatura e jogos disponíveis.
Duração: palestra, 1 ou 2 horas; oficina, 2 ou 4 horas.
Público-alvo: professores do ensino fundamental.

Tem que pagar? Quanto custa?

Você sabe como funciona, como se mede e como economizar em itens como energia elétrica, consumo de água, contas de telefonia e de gás, taxas de condomínio? E sobre tributos como INSS, taxas de lixo e de iluminação pública? Quem não sabe precisa ficar atento ao impacto financeiro deles no bolso da família. Abordagem lúdica e explicações diretas tanto pela ótica do bolso, das finanças familiares, quanto pela do planeta e da sustentabilidade.
Duração: palestra, 1 hora; oficina, 4 horas.
Público-alvo: anos finais de alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA