Álvaro Modernell

Sobre

Tem 35 livros e está sempre procurando histórias e ideias para publicar, contribuindo para despertar nas crianças o gosto pela leitura. Visita escolas e eventos literários Brasil afora, fala sobre suas obras, conversa com alunos, pais e professores. Orgulha-se de ser um dos precursores da educação financeira infantil, tema de mais de 20 de seus livros. É escritor, editor, consultor, palestrante e professor, com especialização em metodologia do ensino. Nos eventos de que participa, discute formação de leitores, educação financeira e divulga suas obras e as de autores que admira.

(61) 98161-0000
alvaro.modernell@gmail.com

Livros

Dia de chuva

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Amigos

Um dia de chuva convida a fazer coisas diferentes, especiais. É dia de aconchego. É bom para abrir um livro e se deliciar. Convida o leitor a ver o lado bom das coisas, especialmente em dias chuvosos. Deixe este livro guardadinho até o próximo dia de chuva. Então, leia e aproveite!
Temas: diversidade, natureza, relações familiares, convivência.
Público-alvo: ensino fundamental, anos iniciais.

O menino do dedo invisível

Ilustrações: Victor Tavares
Editora Mais Amigos

Um vento forte, uma porta que bate, uma fatalidade! Joaquim, com apenas dois aninhos, tornou-se o protagonista desta história. Ele cresce com uma visão e um jeito especial de ver e viver a vida. Sua sensibilidade aflora, o que o ajuda a desenvolver um olhar próprio sobre as relações pessoais. Em sua jornada, Joaquim vira Kim e descobre que consegue ver além do infinito.
Temas: inclusão, diversidade, cidadania, refugiados, identidade, convivência, imigração.
Público-alvo: ensino fundamental, 4º ao 8º ano.

Venha conhecer o Distrito Federal

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Amigos

Obra rica em elementos culturais relacionados ao Distrito Federal, Brasília e suas regiões administrativas, incluindo temas previstos pela BNCC. Cada tema pode render uma boa aula e atividades complementares: fauna, flora, população, culinária, geografia, história, belezas e curiosidades. Uma enorme diversidade de temas interessantes que permitem atividades lúdicas, pesquisas, teatro, exposições. Uma obra importante como o próprio DF.
Temas: Distrito Federal, Brasília, identidade, cultura brasileira, cidadania, diversidade, tradições.
Público-alvo: público em geral, ensino fundamental, 3º ao 6º ano.

Venha conhecer minha cidade

Ilustrações: Jader de Melo
Editora Mais Amigos

Um estímulo às crianças que querem conhecer mais e melhor a cidade onde moram. Referenciada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aborda aspectos importantes que caracterizam a estrutura e a vida nas cidades, de maneira que os pequenos leitores possam se encantar com as belas ilustrações e despertar para a percepção daquilo que muitas vezes passa despercebido no dia a dia.
Temas: cidades, povos, cultura popular, cidadania.
Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental.

Venha conhecer o Brasil

ditora Mais Amigos

O Brasil apresentado às crianças de um jeito diferente. O povo, a fauna, a flora, a comida, a cultura, pitadas da nossa história e também da geografia. Um convite para conhecer melhor o nosso país.
Temas: educação infantil, Brasil, cultura brasileira, fauna e flora, povo brasileiro.
Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental.

Quero ser rico, rico de verdade

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Destaca valores além dos bens materiais. Amizade, família, solidariedade e sonhos são apresentados como referenciais de riqueza e valores humanos. Aborda diferenças entre brinquedos e brincadeiras, o “ter” e o “ser”, além de outras situações cotidianas.
Temas: educação financeira, riquezas, valores.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Editado também em espanhol e em braille.

O pé de meia mágico

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

A rotina de dois irmãos gêmeos que pensam e agem de maneiras diferentes. Eles têm a oportunidade de aprender sobre educação financeira e cada um escolhe seu caminho. O livro estimula as crianças a guardar seus brinquedos e deles cuidar, assim como a poupar parte do dinheiro que recebem, alertando para os riscos do consumo exagerado.
Temas: educação financeira, consumo, poupança.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

O poço dos desejos

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Aproveita elementos de parábolas e histórias clássicas para introduzir princípios de educação financeira com abordagem humanizada. Belinha aprende com os pais que perseverança e paciência são características que precisam ser desenvolvidas para a conquista de objetivos, inclusive os financeiros.
Temas: educação financeira, poupança, família, sonhos, desejos, consumo.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.
Vencedor do Prêmio Jorge Salim.

O tesouro do vovô

Ilustrações: Cibele Santos

Editora Mais Ativos

Primeiro livro infantil brasileiro para educação previdenciária, apresenta conceitos relacionados a previdência e aposentadoria, estimulando a compreensão da relação entre passado, presente e futuro dos trabalhadores e a percepção da importância das decisões tomadas ao longo da vida.

Temas: educação financeira, educação previdenciária, família, sonhos.

Público-alvo: crianças a partir de 7 anos.

 

Paulina e o ipê-amarelo

Ilustrações: Cibele Santos

Editora Mais Ativos

Na família de Paulina, há uma tradição por meio da qual os mais velhos ensinam às crianças o que são as três sementinhas da prosperidade e como cuidar delas. Os pequenos aprendem que cultivar uma poupança é tão fácil e proveitoso quanto plantar e cultivar árvores. A história mostra a sinergia e a harmonia que pode haver entre educação financeira e educação ambiental e resgata a importância das tradições familiares.

Temas: educação financeira, poupança, família, tradições familiares.

Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Editado também em espanhol.

Vencedor do Prêmio Jorge Salim.

Poupança, a porquinha do Zequinha

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Ajuda a lidar com questões como diferenças de poder aquisitivo e desejos de consumo. A história de um menino que deseja um cavalo, mas ganha uma porquinha chamada Poupança. Ele lhe dá carinho e descobre que, com perseverança, pode realizar seus sonhos. O livro destaca fundamentos de educação financeira de maneira sutil e agradável às crianças.
Temas: educação financeira, poupança, amizade, família.
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos.

Editado também em espanhol. Best-seller do autor.

Quer conhecer o dinheiro?

Ilustrações: Tati Rivoire

Franco Editora

O dinheiro visto por diferentes ângulos, com informações interessantes e ilustrações enriquecedoras para despertar nos pequenos a curiosidade sobre a história e as características desse importante instrumento de troca da vida moderna.

Temas: educação financeira, cidadania, história do dinheiro.

Público-alvo: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Tem que pagar? Quanto custa?

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Em tempos de escassez, o que não pode faltar é informação. O livro mostra como economizar em itens relevantes de consumo individual e coletivo, como água, energia elétrica, telefone e TV a cabo, tanto pela ótica financeira quanto pela sustentabilidade do planeta.
Temas: educação financeira, sustentabilidade, economia doméstica, água, energia.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio, jovens e adultos.

Vale mais do que palavras 

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Certas atitudes, imagens e exemplos ensinam mais que palavras. Este livro não precisa de nenhuma para dar um recado profundo sobre ética e honestidade. Numa sequência de belas imagens, os filhos observam o pai diante de uma situação de risco tentadora. Livro de imagens, sem texto.
Temas: educação financeira, ética, valores.
Público-alvo: crianças a partir de 4 anos.

Versinhos de prosperidade

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

O uso de rimas encanta crianças e pode ser aproveitado como instrumento para aproximá-las de temáticas ligadas ao mundo dos adultos, como futuro, poupança, ética, previdência, consumo consciente e outros elementos importantes para a formação cidadã das crianças. Em versos com enfoque humanizado, aborda diferentes fundamentos da educação financeira.
Temas: educação financeira, ética, solidariedade, poupança.
Público-alvo: crianças a partir de 6 anos.

Somos diferentes, mas somos iguais

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Amigos

Uma abordagem diferente sobre equidade, respeito, relacionamentos e bullying. Mostra como pessoas aparentemente diferentes têm coisas em comum e como pessoas parecidas na aparência podem ser bastante diferentes em outros aspectos.
Temas: diferenças, cidadania, diversidade, bullying.
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos.

Coleção Construindo Valores – educação financeira humana, sustentável e cidadã

Editora Mais Ativos

Coleção de livros para o ensino fundamental baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), dividida em dois blocos, com linguagem, visual e nível de profundidade adequados e independentes para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Abordagem moderna da educação financeira em relação direta com o cotidiano dos alunos. Estruturados para uso interdisciplinar e facilmente adaptáveis à estrutura das escolas, os capítulos podem ser trabalhados em diferentes disciplinas, conforme o cronograma e o programa de cada instituição. Cada volume é indicado e apropriado para uma série e os textos são acompanhados de exercícios e atividades para reflexão e revisão de fundamentos de educação financeira, língua portuguesa, matemática, ciências e outros parâmetros curriculares.
Temas: educação financeira, cidadania, sustentabilidade.
Público-alvo: ensino fundamental, 1º ao 9º ano.

Isso importa?

Ilustrações: Priscila Barbosa

Editora Bagaço

O livro estimula a reflexão sobre as artes. Aos leitores independentes ficam questionamentos sobre diferentes sentidos e aspectos da vida. Aos iniciantes, oportunidade para estimular a reflexão sobre certos paradigmas e sobre a independência do pensamento. Uma iniciação à visão crítica das artes.

Temas: artes, filosofia, cidadania.

Público-alvo: anos iniciais do ensino fundamental, leitura em família e aulas de artes e de filosofia.

Os Três Porquinhos

com Alexandre Lobão
Ilustrações:
Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Nesta versão do conto clássico, os porquinhos vivem num mundo onde não há mais lobos, mas as dificuldades da vida não são menores. Com fundamentos de educação financeira, são mostrados valores e o quanto a falta ou o excesso de algo podem ser prejudiciais. Os autores reuniram dois temas apaixonantes, literatura infantil e educação financeira, para despertar nos leitores curiosidade e interesse por assuntos tão atuais quanto importantes.
Temas: educação financeira, qualidade de vida, planejamento, família.
Público-alvo: ensino fundamental, anos iniciais.

Consumo consciente, consumidor contente!

Ilustrações: Victor Tavares
Editora Mais Ativos

Uma família vai passear no shopping e os pais se distraem com as tentações do templo do consumo. De repente, percebem que o pequeno Heitor sumiu. O que fazer? O livro estimula as crianças a refletir sobre riscos do consumo desenfreado e sobre o que realmente tem valor. As belíssimas ilustrações convidam para uma leitura pausada, despertando a curiosidade para os detalhes dos cenários e para as nuances do texto.
Temas: consumismo, educação financeira, valores, família.
Público-alvo: ensino fundamental, anos iniciais.

Faço a minha parte

Ilustrações: Bill Borges
Editora Mais Amigos

Certas imagens e exemplos ensinam mais que palavras. Este livro não precisa de nenhuma para dar o recado sobre cidadania, consciência social e sustentabilidade. Em linda sequência de imagens produzidas a partir de uma combinação de técnicas, um bando de pássaros dá uma lição sobre o quanto é importante cada um fazer a sua parte. Livro de imagens, sem texto.
Temas: cidadania, pássaros.
Público-alvo: a partir de 4 anos.

Professor Horáculo responde – Políticas públicas

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Ativos

O professor Horáculo é um personagem ao mesmo tempo simpático e rabugento, criado para apresentar aos jovens conceitos e a importância das políticas públicas em nossas vidas. Para que cada cidadão possa exercer a plenitude da cidadania, é importante que conheça, também, como funcionam e o quanto são importantes as políticas públicas para a sociedade.
Temas: cidadania, políticas públicas.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Educação financeira na escola

Aborda metodologias e projetos de educação financeira, a relação com a BNCC, experiências nacionais e estrangeiras de diversos países, legislação brasileira e a visão do Ministério da Educação (MEC), dinâmicas e exercícios, literatura especializada, fatores críticos de sucesso, a abordagem humanista, dinâmicas e outros aspectos.
Duração: palestras, 1 ou 2 horas; oficinas, 2 ou 4 horas.
Público-alvo: pais e professores.

Educação financeira infantil: plantando para o futuro

Boas práticas para introdução e abordagem da educação financeira com crianças e adolescentes, a fim de que cresçam conscientes na relação com o dinheiro. São esclarecidas dúvidas sobre mesada (fundamentos, critérios, periodicidade, valores), cofrinhos, poupança e outros recursos. Dicas e regras úteis. Destaque para o papel, as oportunidades e as responsabilidades da família e da escola, para os instrumentos de educação financeira e para o consumo consciente e noções de investimento. Dicas comentadas de literatura e jogos disponíveis.
Duração: palestra, 1 ou 2 horas; oficina, 2 ou 4 horas.
Público-alvo: professores do ensino fundamental.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA