Alexandre Parente

Sobre

Com o sorriso e a afetividade na escrita, Alexandre Parente apresenta temas variados e importantes para desenvolvimento infantil, que vão desde profissões, inclusão e bullying até sentidos e culturas. Nascido em Fortaleza (CE), reside desde a juventude em Brasília, cidade pela qual se declara apaixonado e que homenageou em um de seus livros. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB). A vida no campo e a paternidade são suas principais fontes inspiradoras. Com a Casa de Autores, está sempre passeando pelas escolas e pelo imaginário infantil, inclusive em lives e material em vídeo

(61) 99297-4550
alexandreparente.escritor@gmail.com

Livros

Pedroca, o professor Pipoca

Ilustrações: Júnior Caramez
Editora Ciranda Cultural

Pedroca sabe preparar uma boa pipoca como ninguém, tanto para seus filhos quanto para
os amigos das crianças. De bônus, ainda dá uma aula surpreendente sobre as curiosidades da
pipoca. O texto, assim, fala de forma diferente sobre esse alimento nutritivo, que se torna o
ingrediente principal quando as pessoas se divertem ao lado de quem amam.
Temas: alimentação, cultura popular, família, entretenimento.
Público-alvo: crianças entre 4 e 7 anos, educação infantil, leitura compartilhada e 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Em português e inglês

Popcorn Pete

Ilustrações: Júnior Caramez
Editora Ciranda Cultural

Who wants popcorn? What about some popcorn filled with flavor and adventure? This delicios snack will be prepared with difrerent seasonings and fun lessons by the amazing uncle Pete. So, grab yourself a bowl of popcorn, get cozy on your couch and invive all your friends to read this amazing and nutritious story.
Temas: alimentação, cultura popular, família, entretenimento.
Público-alvo: crianças entre 4 e 7 anos, educação infantil, leitura compartilhada e 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Em português e inglês

Cheiro de domingo

Ilustrações: Cecília Murgel
Editora Carochinha

Maria Flor é uma menina linda e sorridente que ama brincar com seus amigos, mas existe algo que a faz exalar alegria: passar os domingos ao lado do avô, com quem aprende e se diverte em inúmeras aventuras perfumadas, apreciando os melhores aromas da vida.
Temas: família, ancestralidade, animais, plantas, sentidos e afetividade.
Público-alvo: crianças de 5 a 9 anos. Leitura na escola e em família, compartilhada na educação infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Brasília e o sonho encantado

Ilustrações: Gustavo Ramos
Editora Edebê

Que tal dançar no baile do Palácio do Catetinho e ouvir um chorinho junto com o rei Cerradão e com a rainha Primavera? Mas, se você preferir passear no parque da capital do Brasil, bem no coração do Cerrado, é só escolher! O livro traz um incrível conto de fadas sobre Brasília.
Temas: Brasília, sonhos e realizações, meio ambiente, arquitetura, música e cultura.
Público-alvo: crianças de 5 a 8 anos. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

A cadeira maluca do Samuca

Ilustrações: Vanessa Alexandre
Editora Elementar

Uma simples poltrona é transformada em incrível “cadeira maluca”, graças ao amor de um pai pelo filho no momento em que ele precisa de ajuda. Então algo acontece, algo que nem a imaginação do pai de Samuca poderia prever. Amizade, sintonia, confiança e alegria… Por onde o menino passa, é isso que ele irradia! E não foi só a cadeira que se transformou.
Temas: inclusão, família, superação, solidariedade e saúde.
Público-alvo: crianças de 6 a 10 anos. Leitura em família e na escola. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Os cabelos brancos de papai

Ilustrações: André Cerino
Editora Pé da Letra

Desde jovem, o pai de Marina já tinha cabelos brancos, o que era encarado com algo natural. Pai e filha sempre se curtiram, porém algo estranho começou a acontecer no comportamento da filha, deixando o pai desconfiado. Então ele agiu com sabedoria e amor. Uma linda história, cheia de significados e de atualidade.
Temas: paternidade, família, diversidade e bullying.
Público-alvo: crianças de 5 a 8 anos. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Os chapéus do Xanduca

Ilustrações: João Rafael
Editora Mais Amigos

Xanduca curte chapéus desde pequeno. Seu pai aproveita essa paixão para apresentar ao filho diversas profissões e isso acaba gerando um elo forte entre eles.
Temas: família, amizade, profissões e gratidão.
Público-alvo: crianças de 4 a 8 anos, para leitura em família e na escola. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

O Brilho de Bia

Ilustrações: Regina Perez
Editora Trilha Educacional

A menina Bia estava sempre sorrindo, e ficou ainda mais radiante quando ganhou seu presente do Dia das Crianças. Ela não o largava por nada; cin eke descibriu a beleza e a força de uma palavra que, quando dita, tem poder transformador. O que faz Bia brilhar? Nessa aventura o leitor descobre e brilha junto com ela.
Temas: diversidade cultural, gastronomia, idiomas e etinias, gratidão e família.
Público-alvo: crianças 5 a 7 anos, leitura em família e na escola, compartilhada na educação infantil e inicial para os primeiros do ensino fundamental.
Em português e inglês

Paz e bem com Francisco

Editora Mais Amigos

Francisco é um menino cheio de vida e alegria, sempre atento a levar paz e bem
a todos com quem convive. Uma história amorosa inspirada na oração de São
Francisco de Assis, que faz refletir sobre como é possível transformá-la em atitudes. O exemplo do padroeiro da ecologia ajuda a preservar o coração de criança.
Temas: família, escola, convivência, ecologia, superação, gratidão e fé.
Público-alvo: : crianças a partir de 6 anos. Educação infantil e anos iniciais do ensino
fundamental. Leitura na escola e em família.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Encontro com as crianças

Bate-papo com os pequenos leitores, de forma lúdica, com materiais que remetem às ideias dos livros. Um debate literário divertido e interativo sobre a criação e o autor. Contação de histórias.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos.

Paternidade presente

A alegria e os desafios da paternidade nos dias atuais. Trabalho, tempo, dedicação, mídias sociais, afetividade, como conciliar tudo de forma equilibrada. Um debate questionador e integrador. 
Duração: 1 hora.
Público-alvo: pais e professores.

O sorriso da gratidão

Oficina para crianças e professores com atividades que estimulam palavras e gestos de gratidão. Contação de histórias sobre o tema. Momentos de reflexão e atitudes recheados de abraços e sorrisos.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças entre 4 e 10 anos, pais e professores.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA