Alexandre Parente

Sobre mim

Com o sorriso e a afetividade na escrita, Alexandre Parente apresenta temas variados e importantes para desenvolvimento infantil, que vão desde profissões, inclusão e bullying até sentidos e culturas. Nascido em Fortaleza (CE), reside desde a juventude em Brasília, cidade pela qual se declara apaixonado e que homenageou em um de seus livros. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB). A vida no campo e a paternidade são suas principais fontes inspiradoras. Com a Casa de Autores, está sempre passeando pelas escolas e pelo imaginário infantil, inclusive em lives e material em vídeo

(61) 99297-4550
alexandreparente.escritor@gmail.com

Meus livros

Os chapéus do Xanduca

Ilustrações: João Rafael
Editora Mais Amigos

Xanduca curte chapéus desde pequeno. Seu pai aproveita essa paixão para apresentar ao filho diversas profissões e isso acaba gerando um elo forte entre eles.
Temas: família, amizade, profissões e gratidão.
Público-alvo: crianças de 4 a 8 anos, para leitura em família e na escola. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

A cadeira maluca do Samuca

Ilustrações: Vanessa Alexandre
Editora Elementar

Uma simples poltrona é transformada em incrível “cadeira maluca”, graças ao amor de um pai pelo filho no momento em que ele precisa de ajuda. Então algo acontece, algo que nem a imaginação do pai de Samuca poderia prever. Amizade, sintonia, confiança e alegria… Por onde o menino passa, é isso que ele irradia! E não foi só a cadeira que se transformou.
Temas: inclusão, família, superação, solidariedade e saúde.
Público-alvo: crianças de 6 a 10 anos. Leitura em família e na escola. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Os cabelos brancos de papai

Ilustrações: André Cerino
Editora Pé da Letra

Desde jovem, o pai de Marina já tinha cabelos brancos, o que era encarado com algo natural. Pai e filha sempre se curtiram, porém algo estranho começou a acontecer no comportamento da filha, deixando o pai desconfiado. Então ele agiu com sabedoria e amor. Uma linda história, cheia de significados e de atualidade.
Temas: paternidade, família, diversidade e bullying.
Público-alvo: crianças de 5 a 8 anos. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Brasília e o sonho encantado

Ilustrações: Gustavo Ramos
Editora Edebê

Que tal dançar no baile do Palácio do Catetinho e ouvir um chorinho junto com o rei Cerradão e com a rainha Primavera? Mas, se você preferir passear no parque da capital do Brasil, bem no coração do Cerrado, é só escolher! O livro traz um incrível conto de fadas sobre Brasília.
Temas: Brasília, sonhos e realizações, meio ambiente, arquitetura, música e cultura.
Público-alvo: crianças de 5 a 8 anos. Leitura compartilhada no ensino infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Cheiro de domingo

Ilustrações: Cecília Murgel
Editora Carochinha

Maria Flor é uma menina linda e sorridente que ama brincar com seus amigos, mas existe algo que a faz exalar alegria: passar os domingos ao lado do avô, com quem aprende e se diverte em inúmeras aventuras perfumadas, apreciando os melhores aromas da vida.
Temas: família, ancestralidade, animais, plantas, sentidos e afetividade.
Público-alvo: crianças de 5 a 9 anos. Leitura na escola e em família, compartilhada na educação infantil e inicial para os primeiros anos do ensino fundamental.

Pedroca, o professor Pipoca

Ilustrações: Ciranda Cultural
Editora Ciranda Cultural

Quem quer pipoca? E se vier acompanhada de sabores e aventuras? Esse gostoso alimento será preparado com diferentes temperos e divertidos ensinamentos pelo incrível Pedroca, o professor Pipoca. Uma história para ser lida junto a um bom balde da guloseima.
Temas: família, amizade, alimentação, agricultura, socialização e culturas.
Público-alvo: crianças de 6 a 9 anos. Leitura em família e na escola, compartilhada na educação infantil e inicial para os primeiros do ensino fundamental.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Encontro com as crianças

Bate-papo com os pequenos leitores, de forma lúdica, com materiais que remetem às ideias dos livros. Um debate literário divertido e interativo sobre a criação e o autor. Contação de histórias.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos.

Paternidade presente

A alegria e os desafios da paternidade nos dias atuais. Trabalho, tempo, dedicação, mídias sociais, afetividade, como conciliar tudo de forma equilibrada. Um debate questionador e integrador. 
Duração: 1 hora.
Público-alvo: pais e professores.

O sorriso da gratidão

Oficina para crianças e professores com atividades que estimulam palavras e gestos de gratidão. Contação de histórias sobre o tema. Momentos de reflexão e atitudes recheados de abraços e sorrisos.
Duração: 1 hora.
Público-alvo: crianças entre 4 e 10 anos, pais e professores.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA