Alexandre Lobão

Sobre

Escritor, roteirista e palestrante de produção eclética, com livros de ficção para diferentes faixas etárias e livros técnicos sobre escrita de romances e de roteiros de quadrinhos. Jurado de concursos literários, ministra palestras e oficinas sobre produção literária e mantém um blogue e um canal de vídeos com dicas para escritores. Mais informações em www.AlexandreLobao.com.

www.AlexandreLobao.com
(61) 98112-2415
contato@alexandrelobao.com

Livros

O smartphone da discórdia

Franco Editora

A Turma dos Quatro Fantásticos retorna em mais uma aventura – e agora com a ajuda das Pó-de-Rosas, quatro amigas que se juntam a eles e salvam o dia. Quando Cabeça ganha um smartphone, fica hipnotizado por seus joguinhos, vídeos e aplicativos, e isso só pode trazer confusão. Será que a amizade dos amigos e amigas vai resistir ao smartphone da discórdia?

Temas: riscos de uso excessivo da tecnologia, amizade, família, solidariedade, equilíbrio entre vida real e virtual, empoderamento feminino, igualdade entre gêneros.

Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

Terror no Minecraft

Franco Editora

Tráfico de animais em extinção, hackers, passeatas pela defesa do meio ambiente, fake news e fugas desesperadas se misturam na mais nova aventura da Turma dos Quatro Fantásticos e das Pó-de-Rosas. E pensar que essa confusão começou com uma competição de meninas contra meninos para ver quem conseguiria criar o mundo mais irado no Minecraft. Amigos e amigas precisarão reunir toda sua coragem e aproveitar o melhor de cada um para terem alguma chance de vencer esse novo desafio.
Temas: amizade, tecnologia, redes sociais, tráfico de animais, fake news, meio ambiente, mistério.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

Ameaça virtual, perigo real

Franco Editora

A Turma dos Quatro Fantásticos se reúne para desvendar mais um mistério. Cruzando informações do Facebook, Instagram, Twitter e outras redes, eles descobrem que alguém está usando perfis falsos para enganar e raptar crianças. A trama se complica quando um deles também desaparece. Conseguirão os amigos ajudar a polícia a encontrar o sequestrador e salvar seu amigo?
Temas: perfis falsos na internet, riscos de uso da tecnologia, amizade, família.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

O mistério do Facebook do futuro

Franco Editora

Bocão, Gordo, Piolho e Cabeça, que brincam de se chamar de A Turma dos Quatro Fantásticos, já viveram muitas aventuras juntos, mas nenhuma tão estranha quanto esta: quando um raio cai perto da casa de Piolho, seu Facebook começa a mostrar posts do futuro! E o que parece ser divertido, a princípio, vira um problemão quando eles tentam evitar uma briga na escola.
Temas: bullying, tecnologia, amizade, família.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

A bíblia do roteiro de quadrinhos

Com Gian Danton e Leonardo Santana
Editora Trampolim

Apresenta a linguagem das histórias em quadrinhos e as técnicas usadas por roteiristas profissionais para tirar o máximo da potencialidade dessa linguagem, que mistura texto e arte.
Temas: produção literária, roteiros de quadrinhos, técnicas de escrita de ficção, personagens, estruturação de histórias em quadrinhos.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

Amar é simples e necessário

Editora Trampolim

Para vivermos uma vida mais feliz, mais tranquila e até com mais saúde, é essencial saber amar. O que muitas pessoas não percebem é que o grande amor de suas vidas precisa ser, sempre, aquele que lhe sorri diariamente quando ela olha no espelho. Quando uma pessoa aprende a amar a si mesma, os desafios são superados mais facilmente, e até mesmo as dores de cada momento se diluem frente à expectativa de tempos melhores. Neste livro o autor mostra que, embora possa parecer difícil, isso não apenas é simples como necessário para uma vida melhor e mais completa.
Temas: amor, afetividade, enfrentamento das dificuldades, esperança, visão de longo prazo.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

A bíblia do escritor

Editora Trampolim

Ensina técnicas usadas por escritores profissionais para organizar a produção de romances e roteiros, com exercícios e dicas do mercado editorial.
Temas: produção literária, escrita de romances, roteiros de cinema, técnicas de escrita de ficção, personagens, estruturação de histórias.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

As incríveis memórias de Samael Duncan

Editora Bagaço

Samael Duncan, durante sua longa vida, viveu aventuras e conheceu pessoas marcantes em dezenas de países. Ao escrever suas memórias, ele começa a descobrir segredos no próprio passado.
Temas: fantasia, valores familiares, imaginação, realidade versus ficção.
Público-alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos.

Os três porquinhos

com Álvaro Modernell
Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos

Nesta versão do conto clássico, os porquinhos vivem num mundo onde não há mais lobos, mas as dificuldades da vida não são menores. Com fundamentos de educação financeira, são mostrados valores e o quanto a falta ou o excesso de algo podem ser prejudiciais. Os autores reuniram dois temas apaixonantes, literatura infantil e educação financeira, para despertar nos leitores curiosidade e interesse por assuntos tão atuais quanto importantes.
Temas: educação financeira, qualidade de vida, planejamento, família.
Público-alvo: ensino fundamental, anos iniciais.

Quilombos e quilombolas

Editora Mazza

Paradidático que apresenta o histórico, até os dias atuais, da luta da raça negra pela liberdade e sua participação na formação da cultura e nos costumes do povo brasileiro.
Temas: herança e cultura afro-brasileira, quilombos, história da escravidão no Brasil.
Público-alvo: leitores de 12 a 16 anos.

A caixa de Pandora

Franco Editora

Coletânea de contos que inclui histórias de terror com temática fantástica, contos personalistas e histórias de guerra.
Temas: fantasia, imaginação, realidade versus ficção, guerra.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

Uhuru

Ilustrações: E. C. Nickel
Franco Editora

Uhuru é um menino comum, que vive na periferia de uma pequena cidade e sofre bullying na escola. Ao descobrir a história por trás de seu estranho nome, contada por seus pais e que remonta à época da escravidão no Brasil, Uhuru reúne forças para vencer seus problemas e se orgulhar de suas raízes africanas.
Temas: bullying, tradição, orgulho das raízes, liberdade, história do Brasil, escravidão, família, amigos.
Público-alvo: leitores de 12 a 16 anos.

O nome da águia

Franco Editora

Às vésperas das eleições americanas de 2012, um antigo segredo é descoberto em um bunker nazista enterrado desde a Segunda Grande Guerra. Um segredo que não só revolucionará a forma como entendemos nossa história e as sagradas escrituras, como poderá levar o mundo a uma nova guerra.
Temas: história das religiões, sociedades secretas, história de guerras.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

A verdadeira história de Papai Noel

Ilustrações: Carlos Jorge
Franco Editora

Como um pai responde à clássica pergunta sobre se Papai Noel existe sem que a criança perca a inocência, a magia do Natal? Quando Aninha faz a pergunta a seu pai, ele conta “a verdadeira história de Papai Noel”.
Temas: fraternidade, Natal, religião católica, nascimento, morte.
Público-alvo: crianças de 4 a 8 anos.

Premiado com o Prêmio Sesc de Contos Infantis de 2004.

Palestras e oficinas

Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.

Desmistificando o uso da tecnologia em sala de aula

Desafios enfrentados pelos professores no uso adequado de tecnologia em sala de aula, busca responder a perguntas como: como usar Facebook, Twitter, Youtube e outros sites de relacionamento e troca de conteúdo na internet para ampliar a experiência de aprendizado dos alunos? Onde encontrar material para a formação dos professores? Quais os riscos do uso dessas tecnologias para os alunos? Como lidar com o cyber-bullying?
Duração: 2 horas.
Público-alvo: professores e pais de alunos do ensino fundamental e médio

Workshop de escrita de ficção

Curso de dois dias para profissionalização de escritores, apresenta técnicas de uso internacional para apoio à criação literária.
Duração: 16 horas.
Público-alvo: escritores e interessados na teoria da produção literária.

Formando os escritores do amanhã

Como estimular as crianças a lerem mais, a partir de atividades de criação de histórias.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: professores e monitores

Escrever é mais divertido que desenhar

Oficina de redação, mostra como se organizar para escrever uma história de forma estruturada e como criar de personagens.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: estudantes do segundo ao sexto ano.

Roteiros de quadrinhos: além do óbvio

Apresentação da linguagem das histórias em quadrinhos e como criar roteiros de quadrinhos.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: estudantes de ensino médio, de cursos de letras, jovens e adultos interessados na produção de histórias em quadrinhos.

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM O ICA