Sobre
Escritora de literatura infantil com três livros publicados, desenvolve uma abordagem especulativa, indo ao encontro do curioso e do lúdico na linguagem através de personagens que permeiam fortemente o imaginário das crianças. Atua também como atriz e diretora de teatro, ministrando oficinas e atividades que envolvem artes cênicas e contação de histórias.
(61) 99983-7517 | 3468-3864
dudubartholo@yahoo.com.brLivros
Vovó Crisálida e o mistério da caixa de fotografias
Ilustrações: Romont Willy
Editora Elementar
Vovó Crisálida vive numa casa pequena e cheirosa, onde criou os filhos e abriga saberes e lembranças. Depois que as crianças partiram para seguir suas vidas, a casa ficou grande para ela, e esse ciclo vai se repetir na vida de cada um deles. Vovó Crisálida tem uma percepção especial do tempo. Talvez por já ter vivido muitos anos… talvez por tê-lo capturado no mistério da caixa de fotografias.
Temas: passagem do tempo, renovação da vida, perdas.
Público-alvo: ensino fundamental 1.
O sapo sideral
Ilustrações: Masanori Ohashy
Franco Editora
Um sapo desfruta do conforto da casa da Ciça, quando a mãe dela o descobre e chama a menina para ver aquilo. Furiosa, ela arremessa o sapo, dentro do cesto, na calçada da casa da Cássia. Quando a amiga chega e vê o sapo no cesto, atira o cesto com o sapo para o espaço… Então, o bichinho conhece o sistema solar. Quando acorda no outro dia, percebe que fez uma grande confusão, que caiu num quintal e a dona da casa lhe dá uma vassourada, arremessando-o de volta à casa da Ciça. Ele, então, é reconhecido como o sapo sideral. É bem acolhido e bem tratado.
Temas: brincadeiras, bichinhos, o sapo, o espaço sideral.
Público-alvo: leitores a partir de 8 anos.
A lagarta pintada
Cabrum
Ilustrações: Cristóvão Bartholo Gomes
Franco Editora
História de uma bruxa em extinção chamada Conceição que criava um dragão, vivia num vulcão, dizia sempre “não”, falava palavrão e gostava de melão, mamão, macarrão, pão, de chupar o dedão e usar camisolão! Ela queria namorar, mas não havia namorados naquele lugar… Então ela conhece um príncipe e sua namorada, e isso dá um nó na cabeça da bruxa. Ela resolve resgatar os estudos de magia e descobre que não se lembrava do que ensinaram na escola; não aprendeu, não perguntou, não fixou e não guardou! Fez uma magia atrapalhada e matou o dragão! Mas não foi por querer nem nada, ele morreu de gargalhada!
Temas: interação, solidariedade, diversão, fantasia.
Público-alvo: leitores a partir de 6 anos.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
Oficina de criatividade
Promove e estimula a criação coletiva.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: crianças de todas as idades.
Oficina de cena
Foca na encenação e contação de histórias voltadas para crianças.
Duração: 2 horas.
Público-alvo: crianças de todas as idades.