Sobre
| Youtube: Psicanalista Márcia Lages
Márcia Lucindo Lages, filha do Crispim e da Penha; mãe da Jéssica e do Júnior e avó do Eduardo, está em seu segundo casamento, com o Newton, e é madrasta do Vinícius e da Ana Luíza. Mora em Brasília, é leonina, adora viajar, conhecer lugares e pessoas, e ama aventuras. Professora e mestra em educação, adora pesquisar e estudar. Foi nessa busca por se conhecer que se tornou psicanalista e terapeuta sistêmica, e agora escritora.
61 98652-0300
marcialages@yahoo.com.brLivros
Meu neto vai ganhar uma irmã e eu não sou a vovó
Ilustrações: Adriana Cascaes
Teia Sistêmica Editora
O livro convida o leitor a mergulhar nas complexidades das relações familiares e descobrir o poder transformador do amor, além de ajudar as crianças a entender as relações familiares e a acolher e respeitar as novas configurações após o divórcio dos pais. Auxilia professores, famílias e terapeutas a abordar temas relevantes e presentes no contexto social e educacional, como os filhos de outros casamentos, que trazem os irmãos dessa nova configuração; a presença dos avós como apoio na escola; a madrasta e o padrasto como membros familiares. O livro inclui um jogo que ensina e diverte, mostrando essas novas dinâmicas familiares.
Temas: família, divórcio, novas configurações familiares, irmãos e avós.
Público-alvo: educação infantil e anos Iniciais; pais, professores e terapeutas.
Palestras e oficinas
Gravação de vídeos, lives, entrevistas virtuais: entrar em contato com o autor ou com o ICA.
O conhecimento sistêmico a serviço das aprendizagens: da educação infantil ao ensino médio
O que são o Conhecimento Sistêmico e a Pedagogia Sistêmica? Qual o melhor lugar do professor na contribuição do sucesso da escola? Qual o lugar de força da gestão, do coordenador/a, do professor/a, dos auxiliares e demais profissionais da educação? Conhecendo estratégias pedagógicas sistêmicas para a promoção das aprendizagens.
Público-alvo: professores, coordenadores e gestores da educação infantil, anos iniciais e finais e ensino médio.
Duração: 3h.
Educação e cuidado: cuidar de quem educa
Qual o seu propósito como educador? Como você se sente cuidado? Autocuidado e formação sistêmica.
Público-alvo: professores, coordenadores e gestores da educação infantil, anos iniciais e finais e ensino médio.
Duração: 3h.
Educação Inclusiva: um olhar ampliado
Por que incluir é educar. Compreendendo o capacitismo; nomenclaturas educacionais e sociais mais atuais: identidade, respeito e pertencimento. Antes da deficiência e do transtorno, o sujeito: não é meu aluno autista. É o Ângelo, meu aluno com TEA.
Público-alvo: coordenadores, professores e demais profissionais de educação.
Duração: 3h.
O lugar de força da família nos processos educativos
Os maiores desafios de educar uma criança/ adolescente nos dias de hoje. As leis sistêmicas. Qual o lugar de força da mãe e do pai? E os avós? Conhecendo estratégias sistêmicas para organização de uma rotina que facilite o processo educativo do filho/ filha.
Público-alvo: pais e responsáveis pelos estudantes, compreendendo que esse diálogo família-escola promove o fortalecimento da função materna e paterna com vistas a facilitar e melhorar o processo educativo e de aprendizagem das crianças.
Duração: 3h.