Taicy Ávila

Sobre

Taicy Ávila (*1976 †2025), brasiliense, foi professora na rede pública do DF durante 27 anos. Apaixonada por aprender e ensinar, era pedagoga, psicopedagoga, especialista na arte de contar histórias e em trabalhar com crianças na educação infantil e na psicologia. Estudava literatura infantil e amava fazer mediação de leitura junto aos pequenos, pois acreditava que, assim, plantava cidadania. Essa missão ela cumpriu até o fim da vida, como mãe, mulher e profissional. Deixou dois filhos, três livros e um legado de dedicação às melhores causas ligadas à educação e à cultura.

Livros

Meu álbum de família

Ilustrações: André Cerino
Outubro Edições

Esta é a história de um menino especial. Samuel nasceu prematuro, com problemas de saúde e sem parentes que pudessem tomar conta dele. Isso, porém, não o impediu de encontrar uma família cheia de amor, disposta a adotá-lo e a ajudá-lo a superar os limites da deficiência, a se divertir e a ser um menino feliz. É o próprio Samuel quem nos conta esta história tão delicada e necessária para falar de assuntos importantes para todas as famílias.

Temas: família, adoção, acolhimento, superação, inclusão.

Público-alvo: crianças, pais e professores.

Joãozinho, o cuca fresca

Ilustrações: Sami Ribeiro
Mais Amigos

O livro conta a vida de Joãozinho desde a barriga da mamãe até quando ele entra na escola e aprende a ler e escrever. Ao longo da história, o leitor conhece como esse menino TDAH é inteligente, criativo e curioso, apresentando respostas e descobertas de um ponto de vista sempre inovador e surpreendente, e como ele é incluído sempre através do afeto.
Temas: TDAH, linha do tempo/ da vida, relações familiares, entrada na escola, inclusão.
Público-alvo: educação infantil (pré-escolar) e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º)

Um sonho de escola

Ilustrações: Vanessa Alexandre
Mais Amigos

O cotidiano de Bia, menina com paralisia cerebral, na escola. Nesse sonho de escola, a inclusão se dá com a inserção de novos materiais e adaptações simples na rotina, para que todos possam aprender e se desenvolver num ambiente cheio de ludicidade, histórias e amizade. Ao final, Rodrigo, o melhor amigo de Bia na escola, ensina à professora uma descoberta surpreendente e cheia de poesia sobre a diversidade humana.

Temas: paralisia cerebral, pessoa com deficiência, diversidade humana, inclusão escolar, amizade.

Público-alvo: educação Infantil (pré-escolar) e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º).

Gostou? Falta pouco para você sentir-se em Casa

casadeautores@gmail.com

FALE COM A CASA