Fundamental II, Ensino Médio

Conheça os autores e livros da Casa de Autores para crianças Fundamental II e Ensino Médio

Alexandre Lobão

O smartphone da discórdia

Ilustrações: Marcelo Lopes
Franco Editora
A Turma dos Quatro Fantásticos retorna em mais uma aventura – e agora com a ajuda das Pó-de-Rosas, quatro amigas que se juntam a eles e salvam o dia. Quando Cabeça ganha um smartphone, fica hipnotizado por seus joguinhos, vídeos e aplicativos, e isso só pode trazer confusão. Será que a amizade dos amigos e amigas vai resistir ao smartphone da discórdia?
Temas: riscos de uso excessivo da tecnologia, amizade, família, solidariedade, equilíbrio entre vida real e virtual, empoderamento feminino, igualdade entre gêneros.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

Ameaça virtual, perigo real

Ilustrações: Nestablo Ramos
Franco Editora
Turma dos Quatro Fantásticos se reúne para desvendar mais um mistério. Cruzando informações do Facebook, Instagram, Twitter e outras redes, eles descobrem que alguém está usando perfis falsos para enganar e raptar crianças. A trama se complica quando um deles também desaparece. Conseguirão os amigos ajudar a polícia a encontrar o sequestrador e salvar seu amigo?
Temas: perfis falsos na internet, riscos de uso da tecnologia, amizade, família.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

O mistério do Facebook do futuro

Ilustrações: Nestablo Ramos
Franco Editora
Bocão, Gordo, Piolho e Cabeça, que brincam de se chamar de A Turma dos Quatro Fantásticos, já viveram muitas aventuras juntos, mas nenhuma tão estranha quanto esta: quando um raio cai perto da casa de Piolho, seu Facebook começa a mostrar posts do futuro! E o que parece ser divertido, a princípio, vira um problemão quando eles tentam evitar uma briga na escola.
Temas: bullying, tecnologia, amizade, família.
Público-alvo: leitores de 9 a 12 anos.

A bíblia do roteiro de quadrinhos

Com Gian Danton e Leonardo Santana
Editora Trampolim
Apresenta a linguagem das histórias em quadrinhos e as técnicas usadas por roteiristas profissionais para tirar o máximo da potencialidade dessa linguagem, que mistura texto e arte.
Temas: produção literária, roteiros de quadrinhos, técnicas de escrita de ficção, personagens, estruturação de histórias em quadrinhos.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

A bíblia do escritor

Editora Trampolim
Ensina técnicas usadas por escritores profissionais para organizar a produção de romances e roteiros, com exercícios e dicas do mercado editorial.
Temas: produção literária, escrita de romances, roteiros de cinema, técnicas de escrita de ficção, personagens, estruturação de histórias.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

As incríveis memórias de Samael Duncan

Editora Bagaço
Samael Duncan, durante sua longa vida, viveu aventuras e conheceu pessoas marcantes em dezenas de países. Ao escrever suas memórias, ele começa a descobrir segredos no próprio passado.
Temas: fantasia, valores familiares, imaginação, realidade versus ficção.
Público-alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos.

Quilombos e quilombolas

Editora Mazza
Paradidático que apresenta o histórico, até os dias atuais, da luta da raça negra pela liberdade e sua participação na formação da cultura e nos costumes do povo brasileiro.
Temas: herança e cultura afro-brasileira, quilombos, história da escravidão no Brasil.
Público-alvo: leitores de 12 a 16 anos.

A caixa de Pandora

Franco Editora
Coletânea de contos que inclui histórias de terror com temática fantástica, contos personalistas e histórias de guerra.
Temas: fantasia, imaginação, realidade versus ficção, guerra.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

Uhuru

Ilustrações: E. C. Nickel
Franco Editora
Uhuru é um menino comum, que vive na periferia de uma pequena cidade e sofre bullying na escola. Ao descobrir a história por trás de seu estranho nome, contada por seus pais e que remonta à época da escravidão no Brasil, Uhuru reúne forças para vencer seus problemas e se orgulhar de suas raízes africanas.
Temas: bullying, tradição, orgulho das raízes, liberdade, história do Brasil, escravidão, família, amigos.
Público-alvo: leitores de 12 a 16 anos

O nome da águia

Franco Editora
Às vésperas das eleições americanas de 2012, um antigo segredo é descoberto em um bunker nazista enterrado desde a Segunda Grande Guerra. Um segredo que não só revolucionará a forma como entendemos nossa história e as sagradas escrituras, como poderá levar o mundo a uma nova guerra.
Temas: história das religiões, sociedades secretas, história de guerras.
Público-alvo: alunos do ensino médio, jovens e adultos.

Álvaro Modernell

Professor Horáculo responde – Políticas públicas

Ilustrações: Romont Willy
Editora Mais Ativos
O professor Horáculo é um personagem ao mesmo tempo simpático e rabugento, criado para apresentar aos jovens conceitos e a importância das políticas públicas em nossas vidas. Para que cada cidadão possa exercer a plenitude da cidadania, é importante que conheça, também, como funcionam e o quanto são importantes as políticas públicas para a sociedade.
Temas: cidadania, políticas públicas.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

O Menino do Dedo Invisível

Ilustrações: Victor Tavares
Editora Mais Amigos
Um vento forte, uma porta que bate. Uma fatalidade! Joaquim, com apenas dois aninhos, tornou-se o protagonista da história. Ele cresce com um jeito especial de ver e viver a vida. Sua sensibilidade aflora, o que o ajuda a desenvolver um olhar especial sobre as relações pessoais. Em sua jornada, Joaquim vira Kim, faz amizade com um menino refugiado, convive com uma turma que se comunica por meio de gestos, conhece a história de um idoso que vive num asilo, enamora-se das artes e acaba descobrindo que consegue ver além do infinito.
Temas: perdas, amizade, sentimentos, relacionamentos entre diferentes culturas e gerações, diversidade, diferenças, bullying.
Público-alvo: ensino fundamental, 5º ao 9º ano.

Passaport para viajar mais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

A lei da oferta e da procura na República das Bananas

Editora Mais Ativos
A Lei da Oferta e da Procura é um daqueles fenômenos que envolvem os seres humanos o tempo todo, no mundo todo. Ela é implacável! Descuidar-se pode custar caro. Aproveitá-la pode render bons frutos. Ainda que para alguns pareça óbvia, para a maioria da população, sua mecânica precisa ser esclarecida e exemplificada. É o que o autor faz neste livro. Um texto leve, com abordagem lúdica e simples, que desvenda aquela que talvez seja uma das leis não escritas mais antigas da humanidade.
Temas: empreendedorismo, economia, educação financeira.
Público-alvo: jovens, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Tem que pagar? Quanto custa?

Ilustrações: Cibele Santos
Editora Mais Ativos
Em tempos de escassez, o que não pode faltar é informação. O livro mostra como economizar em itens relevantes de consumo individual e coletivo, como água, energia elétrica, telefone e TV a cabo, tanto pela ótica financeira quanto pela sustentabilidade do planeta.
Temas: educação financeira, sustentabilidade, economia doméstica, água, energia.
Público-alvo: anos finais do ensino fundamental e ensino médio, jovens e adultos.

Coleção Construindo valores- educação financeira humana, sustentável e cidadão 6°, 7º, 8º e 9ª anos

Editora Mais Ativos
Livros didáticos transversais a várias áreas de conhecimento
Coleção de livros para o ensino fundamental baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), dividida em dois blocos, com linguagem, visual e nível de profundidade adequados e independentes para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Abordagem moderna da educação financeira em relação direta com o cotidiano dos alunos. Estruturados para uso interdisciplinar e facilmente adaptáveis à estrutura das escolas, os capítulos podem ser trabalhados em diferentes disciplinas, conforme o cronograma e o programa de cada instituição. Cada volume é indicado e apropriado para uma série e os textos são acompanhados de exercícios e atividades para reflexão e revisão de fundamentos de educação financeira, língua portuguesa, matemática, ciências e outros parâmetros curriculares.
Temas: educação financeira, cidadania, sustentabilidade.
Público-alvo: ensino fundamental, 1º ao 9º ano.

Clara Arreguy

Futebola

Com Fernanda de Aragão
Outubro Edições
As duas cronistas (uma, jornalista, a outra, formada em educação física) integraram o projeto Crônicas da Copa em 2018, durante o Mundial de Futebol da Rússia, e em 2019, na Copa do Mundo feminina. O resultado é resenha esportiva da melhor qualidade, feita por duas mulheres que entendem do assunto e comentam, também, o que se passa fora das quatro linhas.
Temas: futebol, atualidades, política, cultura, diferenças culturais, feminismo.
Público-alvo: jovens e adultos

O dicionário amoroso da Nini

Ilustrações: Paulo Fatal e Mário Arreguy
Outubro Edições
O linguajar que se usa em casa é o espaço primeiro de construção dos afetos. A partir do folclore familiar, a escritora homenageia a mãe por meio de verbetes em que conta casos e formas de expressão de um clã cheio de histórias pra lembrar, num belo objeto-livro ilustrado e colorido.
Temas: memória afetiva, expressões antigas, linguajar e costumes mineiros.
Público-alvo: jovens e adultos.

O quarto canal

Outubro Edições
Versão para o inglês: Carolina Barcellos
Uma defesa da educação por intermédio da história de Fabi, uma professora apaixonada por seu ofício, mas que vive momento de conflito, quando alunos e a própria instituição onde leciona questionam seu direito de ministrar com independência seu curso. Além do fim de um relacionamento infeliz e da perseguição ideológica, das precárias condições de trabalho, da baixa remuneração e da desvalorização profissional, a protagonista enfrenta ainda uma constante dor de dente provocada por sucessivos problemas odontológicos. Temas: educação, intolerância, fascismo, projetos educacionais inclusivos e excludentes, odontologia. Público-alvo: adultos. Edição bilíngue em português e inglês.

Yawalapiti, filhos da natureza

Fotos: Paulo de Araújo
Outubro Edições
A partir de duas viagens do fotógrafo Paulo de Araújo à aldeia Yawalapiti, no Parque Nacional do Xingu, e de entrevistas da jornalista Clara Arreguy com lideranças indígenas, o livro relata a história daquela etnia, da extinção à refundação da aldeia, além de elementos de sua cultura, como as festas, os mitos, a alimentação e sua luta pela proteção da natureza.
Temas: meio ambiente, história e cultura dos indígenas do Xingu, combate aos agrotóxicos, defesa de idiomas ameaçados de extinção.
Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos, jovens e adultos.

Bola dentro, um furo de reportagem

Ilustrações: Mário Arreguy
Outubro Edições
Quando a professora propõe à turma fazer um jornalzinho, Lucinha e seus colegas descobrem uma ótima oportunidade de aprender tudo sobre jornalismo, a partir de uma reportagem no clube. Com a ajuda da mãe da menina, que trabalha no diário da cidade, os estudantes conhecerão gêneros de textos, técnicas e termos usados no jargão profissional.
Temas: jornalismo, gêneros jornalísticos, códigos de ética, futebol, política, meio ambiente, linguagem.
Público-alvo: crianças e adolescentes a partir de 10 anos.

Estrelas de pés no chão

Outubro Edições
Numa dinâmica de roda, oito mulheres se encontram, mediadas por uma mestra, para celebrar o feminino por meio do canto e da dança em homenagem a suas ancestrais. Cada uma leva um objeto e conta a história de suas avós, mulheres fortes, fracas, submissas, matriarcas, poderosas, subjugadas, oprimidas, opressoras, sobreviventes…
Temas: feminismo, histórias e relações familiares, política, música, romance.
Público-alvo: jovens e adultos.

Três contos de Natal

Com Simão de Miranda e Glória Arreguy
Ilustrações: Nilo Campos, Frank Alves e Mário Arreguy
Outubro Edições
Clara Arreguy conta a história da amizade entre uma menina judia e um menino árabe durante a noite de Natal; Simão de Miranda mostra como o consumismo deturpa o sentido da festa maior da cristandade; e Glória Arreguy se inspira em Dickens para falar de perdão num contexto de conflito familiar.
Temas: espírito natalino, respeito às diferenças, consumismo, relações familiares, tradições, perdão.
Público-alvo: crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.

1974

Outubro Edições
Diário de uma menina de 14 anos durante o ano de 1974. Kakala é uma jovem bem informada, que acompanha o noticiário sobre tudo o que acontece no país e no mundo, mas se sente diferente das colegas da escola por não se adaptar à moda e não se enquadrar nos padrões. Durante um ano, ela acompanha as questões da escola, da família, os namoros, a cultura e a política.
Temas: conflitos da adolescência, vida escolar, eclosão da sexualidade, política, história, anos 70, ditadura, escândalo de Watergate, conflitos no Oriente Médio, crise do petróleo.
Público-alvo: jovens a partir de 14 anos e adultos.
Disponível também em e-book.

O planeta das flores amarelas

Franco Editora
Vinte e oito contos inspirados em personagens reais e fictícios de todas as edições dos Jogos Olímpicos. Histórias de vencedores e perdedores, de atletas e de apaixonados pelos esportes, de heróis famosos ou anônimos de um século de competições.
Temas: esportes, geografia, política, história, século XX, guerras, costumes nacionais.
Público-alvo: jovens e adultos.

Sonhos olímpicos

Franco Editora
Vinte e oito contos inspirados em personagens reais e fictícios de todas as edições dos Jogos Olímpicos. Histórias de vencedores e perdedores, de atletas e de apaixonados pelos esportes, de heróis famosos ou anônimos de um século de competições.
Temas: esportes, geografia, política, história, século XX, guerras, costumes nacionais.
Público-alvo: jovens e adultos.

Dia de sol em tempo de chuva

Editora Chiado
O velho alfaiate português João relembra, entre sonhos e delírios, a juventude em sua terra natal e a vida de lutas desde que chegou ao Brasil; seu neto, também João, doente terminal, vai a Portugal à procura de respostas para a história do avô.
Temas: Brasil e Portugal, poesia, imigração, conflitos familiares, câncer, memórias.
Público-alvo: adultos.

Tempo seco

Geração Editorial
Em Brasília, durante a campanha de reeleição do presidente Lula, uma mulher ouve histórias contadas por taxistas. Uma delas tem como protagonista um homem que vive relações de traição no amor e na política.
Temas: política, mensalão, Brasília, romance, traição.
Público-alvo: jovens e adultos.
Aprovado pelo FAC-DF 2008.

Fafich

Editora Conceito Comunicação
Memórias da autora referentes ao período em que militou no movimento estudantil, no fim dos anos 1970 e início dos 1980, final da ditadura, anistia etc. História afetiva da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Temas: política, ditadura militar, movimento estudantil, anistia, comportamento, drogas.
Público-alvo: jovens e adultos.

Siga as setas amarelas – de bicicleta no caminho de Compostela

Outubro Edições
A ex-bancária Miriam e seus amigos enfrentam o desafio de percorrer de bicicleta o famoso caminho de Santiago. Alternando medo e coragem, a protagonista confronta as mágoas do passado e reflete sobre suas escolhas pessoais e profissionais. Temas: viagens, a bicicleta como meio de transporte, religião, ética no trabalho, patrimônio cultural. Público-alvo: adultos. Disponível em e-book e em versão em espanhol.

Segunda divisão

Editora Lamparina
Nas 24 horas que antecedem a decisão do campeonato de futebol da segunda divisão, a narrativa acompanha as angústias e esperanças dos principais personagens envolvidos: jogadores dos dois clubes fictícios, técnicos, juiz, repórteres.
Temas: futebol, jornalismo esportivo, fim de carreira, ascensão, decadência. Público-alvo: jovens e adultos. Disponível em e-book.

Catraca inoperante

Outubro Edições
Coletânea de 30 crônicas publicadas pela autora quando atuava como jornalista nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. Com humor e poesia, visita temas cotidianos, principalmente relacionados à cultura e à mulher.
Temas: poesia, mulher, humor, cultura, linguagem.
Público-alvo: jovens e adultos.
Reedição com audiolivro encartado, contendo todas as crônicas lidas por artistas, radialistas e jornalistas.
Disponível em e-book.

Memória para esquecer

Outubro Edições
Quando se muda de cidade, a narradora, a partir da descrição das casas onde morou, volta à infância, revisita sua cidade, a Belo Horizonte dos anos sessenta, e faz um inventário de dores e delícias do passado familiar.
Temas: história de Belo Horizonte, conflitos familiares, mudanças de vida.
Público-alvo: adultos.
Disponível apenas em e-book, na loja da Amazon

Dad Squarisi

Bichos e buchichos

Ilustrações: Adriana Nunes
Outubro Edições
Mais 45 fábulas recontadas pela jornalista e escritora, que revisita o gênero literário dos bichos falantes para tecer narrativas com explicações que as contextualizam e fecham com a moral da história.
Temas: valores como honestidade, solidariedade, compaixão e senso de responsabilidade.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

A arte de escrever bem

Com Arlete Salvador
Editora Contexto
Este livro é rico, claro e bem-humorado. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.
Temas: redação, estilo.
Público-alvo: jovens e adultos.

Escrever melhor

Com Arlete Salvador
Editora Contexto
Com a leitura deste livro, estudantes e profissionais que usam a escrita no dia a dia podem encontrar preciosas orientações de como tornar o texto mais conciso, objetivo, claro e sedutor.
Temas: redação, organização do texto, estilo.
Público-alvo: jovens e adultos.

Redação para vestibular e concurso

Com Célia Curto
Editora Contexto
Escrever uma redação nota 10 na escola, no Enem, no vestibular, em concurso ou na vida profissional requer técnica e esforço. Este livro apresenta os passos a serem seguidos, em 35 lições. No final da obra, há exercícios respondidos e comentados que acompanham cada lição.
Temas: planejamento, organização, redação e revisão do texto.
Público-alvo: jovens e adultos.

Como escrever na internet

Editora Contexto
A internet revolucionou a leitura e a escrita. Há novo jeito de ler que impõe novo jeito de escrever. Econômicas mensagens eletrônicas ganharam espaço e prestígio. No estilo contemporâneo, imperam duas regras de ouro. Uma: menor é melhor. A outra: menos é mais. Os esbanjadores verbais precisam se conter. Há jeito.
Temas: escrita nas mídias digitais.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Manual de redação e estilo para mídias convergentes

Geração Editorial
E-mails, chats, blogues, sites, mensagens de celular, Twitter e demais mídias sociais exigem jeitos de escrever específicos. Ninguém precisa inventar nada. Basta usar os recursos da língua. Quais? A obra, além do passo a passo de cada modalidade (escrita e falada), apresenta um S.O.S. de pronúncia, concordância, regência, pontuação, acentuação, hífen, reforma ortográfica, siglas, flexão nominal e verbal – tudo em ordem alfabética, simples, com muitos exemplos.
Temas: redação para a internet, jornal, rádio e tevê.
Público-alvo: jovens e adultos.

1.001 dicas de português – manual descomplicado

Editora Contexto
Obra de consulta com verbetes de A a Z que tiram dúvidas comuns a quem escreve. A princípio ou em princípio? Ele media ou medeia? À distância ou a distância? Jabuticaba ou jaboticada? O que mudou com a reforma ortográfica? A resposta está no 1.001 dicas.
Tema: língua portuguesa.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Superdicas de ortografia

Por que, por quê, porque ou porquê? A fim ou afim? S ou z? X ou ch? S, ss ou ç? Com hífen ou sem hífen? Com acento ou sem acento? O que mudou com o acordo ortográfico? De maneira original, a autora aborda dúvidas comuns, ajudando o leitor a se safar dos calos que maltratam a grafia.
Tema: ortografia.
Público-alvo: jovens e adultos.

Sete pecados da língua

Editora Contexto
Sete são os dias da semana. Sete são os pecados mortais. Sete são os portais da eternidade. Sete são as cores do arco-íris. Sete são as vidas do gato. Sete são os chacras do corpo humano. Sete vezes 70 é o símbolo do sem-número. O mítico sete inspira cada capítulo da obra. São 25 histórias escritas com humor e leveza. Com elas, os sete pecados de cada tema – crase, concordância, regência, numeral, acentuação, grafia, flexão de nomes e verbos, emprego dos pronomes.
Temas: língua portuguesa, redação e cultura geral.
Público-alvo: jovens a partir do 7º ano e público em geral.

Deuses do Olimpo – mitologia pra gente pequena e gente grande também

Ilustrações: Carolina Kaastrup
Geração Editorial
No Olimpo moram os deuses. São 12. As peripécias de Zeus, Hera, Afrodite, Hermes, Apolo, Atena, Deméter e os outros dão respostas para dúvidas que nem sempre meninos e meninas conseguem verbalizar. Ensinam valores como coragem, ética e compaixão. Abrem as portas da criatividade, estimulam a expressão emocional e aperfeiçoam a língua falada e escrita.
Temas: mitologia greco-romana.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Os grandes amores da mitologia

Com Linda Goulart
Editora Elementar
Mitos da cultura greco-romana ficaram no imaginário dos povos nos séculos que se seguiram a sua ascensão e decadência. Os deuses e feitos da mitologia influenciam a língua e a linguagem, mas há também um aspecto que chama a atenção na história desses personagens: os inúmeros casos de amor. Neste livro, a autora fala sobre alguns dos casais mais famosos da mitologia, como Orfeu e Eurídice, Odisseu e Penélope, Jasão e Medeia, Eros e Psiquê.
Temas: mitologia greco-romana, romance, conflitos de poder, influências da mitologia na cultura contemporânea.
Público-alvo: jovens e adultos.

Nas entrelinhas do Hino Nacional

Com Sandra Duailibi
Ilustrações: André Cerino
Editora Mais Amigos
Nas entrelinhas do nosso hino há poesia, história, beleza e mensagens patrióticas. Tanto a letra quanto a música emocionam. Mas muitos o cantam sem conhecer a história e sem saber o significado de palavras e expressões. Este livro, de forma lúdica e divertida, explica o Hino Nacional tim-tim por tim-tim.
Temas: cidadania, amizade, sentimentos, relacionamentos, cooperação, trabalho em equipe, Brasil.
Público-alvo: até 16 anos (ensino fundamental). Pode ser lida e trabalhada em todas as séries do ensino fundamental, a partir do 3º ano (também interessa a estudantes do ensino médio com necessidade de interpretar o Hino Nacional).

No reino da bicharada

Ilustrações: Adriana Nunes
Outubro Edições
São 45 fábulas recontadas em linguagem jovial e contemporânea. Por meio de famosos contos como o da cigarra e da formiga, e o do coelho e a tartaruga, a autora atualiza a moral da história para o dia a dia das pessoas.
Temas: valores como amizade, solidariedade, honestidade, compaixão.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Deuses e heróis – mitologia para crianças

Ilustrações: Fernando Lopes
Franco Editora
As fantásticas histórias mitológicas contadas com graça, simplicidade e clareza para despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura, a curiosidade pela mitologia e a contribuição de deuses e heróis para o enriquecimento do léxico português.
Tema: mitologia greco-romana.
Público-alvo: leitores de todas as idades.

Débora Bianca

Historietas e amores

Editora Artletras
O livro traz vários contos com histórias de vida e amor, em que os personagens conseguem superar seus problemas por meio da vivência amorosa em todas as suas formas.
Temas: amor e superação de conflitos.
Público-alvo: 3º ao 9º ano do ensino fundamental.

Eder Ramos

O legado dos livros

Clube de Autores
Moisés, um amante dos livros, acaba de morrer. Na abertura de seu testamento, há apenas uma frase enigmática. Algo completamente cifrado. Todos os filhos ficam atônitos com sua última ação em vida. Entretanto, um deles vai em busca do maior segredo de seu pai: uma jornada pelos clássicos da literatura mundial.
Temas: paixão pelo conhecimento adquirido por meio da leitura; detetive, mistério, aventura.
Público-alvo: fundamental II, ensino médio e adultos em geral.

Iris Borges

A arte de encantar com histórias

Franco Editora
Manual explicativo em que a autora mostra técnicas para contar histórias de forma a prender a atenção do leitor e ao mesmo tempo despertar nele o interesse em ouvir e ler os textos das histórias contadas. Iris dá dicas que possibilitam ao contador de histórias aprimorar sua arte.
Temas: instrução, capacitação, aperfeiçoamento de técnicas de contação de histórias.
Público-alvo: professores e pais.

Let’s take a at my book

Ilustrações: Sami and Bill
Editora Franco
Let’s take a look at my books! Come visit my house, where there are books all over the place! They follow me even to the backyard… Welcome! Get cozy and enjoy the pleasure of reading with me! Books all over the house.
Temas: a story about spreading books all over the house and the pleasure of reading.
Público-alvo: de 4 a 7 anos, alfabetizados em inglês.

Cartas para meus amores

Ilustrações: Alexandre Rampazo
Editora Elementar
O livro fala de adoção, mas, sobretudo, do momento mágico em que o vínculo amoroso se estabelece entre mãe e filhos. Pode levar à reflexão sobre como as famílias são formadas. No caso, uma família adotante.
Temas: amor, carinho, aceitação, adoção.
Público-alvo: leitores a partir de 8 anos.
Selecionado pelo Programa Ler e Escrever da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Lucília Garcez

O descobrimento do Rio Amazonas

Ilustrações: Ciro Fernandes
Editora Pruminho
Em busca do mítico Eldorado, o espanhol Francisco Orellana descobre o Amazonas. O livro é um convite a percorrer o rio desde sua nascente, no Peru, até a foz, no Oceano Atlântico. Uma aventura incrível, repleta de elementos folclóricos que acabaram por batizar o rio com esse nome.
Temas: geografia, aventura, índios.
Público-alvo: crianças a partir de 10 anos.

A produção de textos e sua avaliação na escola

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

Explicando a arte

Ilustrações e coautoria: Jô Oliveira
Editora Nova Fronteira
Esta iniciação apresenta reflexões teóricas sobre a função da arte, as habilidades necessárias para sua compreensão, as diversas manifestações artísticas e um pequeno resumo da arte através dos tempos.
Temas: função da arte, manifestações artísticas, arte através dos tempos.
Público-alvo: para jovens.

Explicando a arte brasileira

Ilustrações e coautoria: Jô Oliveira
Editora Nova Fronteira
Esta iniciação mostra a história da arte brasileira desde a pré-história até as manifestações contemporâneas. Fartamente ilustrado, apresenta uma análise de obras representativas de cada período estético.
Temas: história da arte brasileira, períodos estéticos, análise de obras representativas de cada um.
Público-alvo: para jovens.
Premiado em programa do Governo de Pernambuco.

A escrita e o outro

Edunb
Pesquisa acadêmica sobre a produção de textos em turmas do 3º ano do ensino médio. A fundamentação teórica abrange Bakhtin, Vigotsky, Bronckart, entre outros.
Temas: produção de textos, fundamentação teórica.
Público-alvo: professores e demais interessados no assunto.

Outono

Outubro Edições
Ângela, paisagista e leitora voraz, conhece Francisco, dono da nova livraria do bairro, e se vê novamente numa relação amorosa depois de anos da perda do marido, Danilo, desaparecido político durante a ditadura militar. Em flashbacks, relembra os momentos tenebrosos vividos pelo país e sentidos na própria pele, enquanto tenta superar o passado para viver plenamente o presente.
Temas: ditadura militar, tortura, luta política, relações amorosas, recomeço de vida na idade adulta, amor aos livros e à literatura.
Público-alvo: jovens e adultos.

Técnica de redação – o que é preciso saber para bem escrever

Editora Martins Fontes
Reflexões teóricas e práticas a respeito da natureza do texto escrito. Dirigido àqueles que querem melhorar seu texto e aperfeiçoar seus procedimentos de escrita.
Temas: texto escrito – reflexões teóricas e práticas.
Público-alvo: jovens e adultos.

Maurício Melo

Não me empurre para os perdidos

Editora Cepe
No Recife, em 1924, durante nove dias um escritor de origem germânica convive com intelectuais como Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo, enquanto escreve um romance em que protesta contra as guerras.
Temas: história literária, guerra, paixão, Modernismo, cultura judaica.
Público-alvo: jovens e adultos.

Noites simultâneas

Editora Bagaço
Em pleno movimento de resistência ao golpe militar de 1964, um jovem estudante de Medicina se envolve com os grupos revolucionários de esquerda. Essa mudança radical o leva a seguir uma vida determinada pelas condicionantes históricas do país.
Temas: história política, tempo de mudança, paixão, repressão política.
Público-alvo: jovens e adultos.

O Brasil das letras

Editora Bagaço
Análise de 30 obras fundamentais para entender o Brasil. Um passeio pela evolução do pensamento social brasileiro, que começa com a carta de Pero Vaz de Caminha (1500) e chega ao livro Capital da solidão, de Roberto Pompeu de Toledo (2003).
Temas: história política e social, sociologia, antropologia, pensamento social brasileiro.
Público-alvo: jovens e adultos.

A revolta do cascudo

Ilustrações: Pimentel
Editora Bagaço
Para vencer a poluição de um rio, os peixes se reúnem numa fabulosa resistência.
Temas: ecologia, poluição dos rios, vida comunitária.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

A cidade encantada de Jericoacoara

Ilustrações: Bianca Glasner
Editora Bagaço
A misteriosa e tensa visita de um menino a um mundo de justiça e bonança.
Temas: cultura popular, mistério, sociedade mítica.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

As mangas de jasmim

Ilustrações: Paulo Rocha e Miquéias
Editora Bagaço
Uma intensa história de amor em meio à guerra contra o domínio holandês em Pernambuco.
Temas: história pernambucana, amor, religião.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

O palhaço que perdeu o riso

Ilustrações: Claudio Brito
Editora Bagaço
Dois meninos, preocupados com a tristeza de um palhaço, mobilizam uma cidade em defesa da arte e da alegria.
Temas: solidariedade, circo, cultura popular.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

Crônica do arvoredo

Editora Bagaço
Diante da opção profissional do filho, um pai revive uma viagem pelo processo de arborização do Recife.
Temas: arborização urbana, história regional, lendas urbanas, ecologia.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

Fernando de Noronha: instruções para uso e preservação

Editora Bagaço
Um passeio turístico e histórico pelo arquipélago pernambucano.
Temas: história, ecologia, preservação ambiental, turismo.
Público-alvo: jovens e adultos.

Andarilhos

Editora Bagaço
Duas novelas narram as trágicas viagens de um escravo fugitivo e de um ex-cangaceiro.
Temas: história política, escravidão, cangaço.
Público-alvo: jovens e adultos.

No país dos caralâmpios – a história das nossas Alagoas

Editora Bagaço
A história de Alagoas contada numa linguagem lúdica e mítica.
Temas: história de Alagoas, história da escravidão, cultura alagoana, economia açucareira.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

É doce viver no mar

Editora Bagaço
A convivência entre avô e neto ajuda a preservar a pesca tradicional no litoral nordestino.
Temas: preservação ambiental, pescaria tradicional, cultura popular, convivência entre gerações.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

Paranã-Puca e o berço da pátria – passeio histórico e sentimental pela nação pernambucana

Editora Bagaço
Cinco séculos da história de Pernambuco numa narrativa poética.
Temas: história política, economia açucareira, economia pecuária, arte e cultura.
Público-alvo: leitores a partir de 13 anos.

A peleja de cabocolinhos e papangus

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
O passeio de um tio com seu sobrinho pelo carnaval de Pernambuco.
Temas: história pernambucana, cultura popular, carnaval.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Viva o cordão encarnado! Viva o cordão azul!

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Paulo, Beto e Pedro vão a Juazeiro do Norte, no Ceará, para assistir a um pastoril.
Temas: história cearense, cultura popular, religiosidade, Natal.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Dança, meu boi, meu boi formoso

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Em São Luís do Maranhão, os personagens vivem a magia da apresentação de um boi-bumbá.
Temas: história maranhense, cultura popular, economia pecuária, dança folclórica.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Guerreiro, só cheguei agora

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Em Maceió (AL), a riqueza cultural e histórica de um folguedo, o guerreiro.
Temas: história alagoana, cultura popular, danças folclóricas, economia algodoeira.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

A guerra da cavalhada

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
A batalha entre cristãos e mouros revivida numa cavalhada em Floriano (PI).
Temas: história piauiense, cultura popular, jogos medievais, história da Península Ibérica.
Público-alvo: alunos a partir de 15 anos.

A espada do rei lambe-sujo

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
O povo de Laranjeiras (SE) representa a batalha em que índios e quilombolas lutam pelo território do Quilombo dos Palmares.
Temas: história sergipana, cultura popular, Quilombo dos Palmares, danças populares, solidariedade.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Chegança para um brincante triste

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Canguaretama (RN) se mobiliza toda e dança uma batalha naval entre cristãos e mouros para alegrar seu Amaro, um amigo de Mário de Andrade e Câmara Cascudo.
Temas: história potiguar, solidariedade, danças populares, folclore litorâneo, cultura marítima.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Olha pro céu, meu amor!

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
A festa de São João em Campina Grande (PB) é sempre um bom motivo para despertar paixões e curiosidades culturais e históricas.
Temas: história paraibana, economia algodoeira, festas juninas, cultura popular, solidariedade, paixão juvenil.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Responsive DesignO congo de Jinga e Cariongo

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Paulo, Beto e Pedro vão até Santo Amaro da Purificação (BA) para assistir a um congo de saiote organizado pelo sapateiro Sebastião.
Temas: história baiana, cultura popular, cultura afro-brasileira, economia açucareira, solidariedade.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

Quando a catarineta quase volta a Olinda

(Coleção Crônicas do Mateus)
Ilustrações: Alessandra Cavalcanti
Editora Bagaço
Dançando a nau catarineta numa praia de Paulista (PE), os brincantes cantam os dramas das grandes navegações portuguesas.
Temas: história pernambucana, cultura popular, as grandes navegações portuguesas, danças populares, religiosidade.
Público-alvo: leitores a partir de 15 anos.

A lenda do pé de espeto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

A lenda do vaqueiro misterioso

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.